Nassim Taleb acha que o déficit americano está crescendo a tal ponto que seria preciso “um milagre” para reverter os danos.

“Enquanto tivermos o Congresso estendendo o limite da dívida e fazendo acordos porque eles estão com medo das consequências de fazer a coisa certa, vamos acabar tendo uma espiral de dívida,” Taleb disse durante um evento do Universa, o hedge fund que ele assessora, segundo a Bloomberg.

10533 0103ab93 7a6f 6180 5ae7 0f585b1e0e1a“E uma espiral de dívida é como uma espiral da morte.”

No evento, o autor de A Lógica do Cisne Negro e Antifrágil definiu o “ballooning debt load” como um “cisne branco” — um risco que é mais provável de acontecer do que um “cisne negro.”

Segundo a Bloomberg, ele disse ainda que o “cisne branco” inclui tanto o déficit americano quanto uma economia que está muito mais vulnerável hoje do que antes – dado que o mundo está mais interconectado por conta da globalização e problemas em uma região afetam todo o planeta.

Taleb não é o primeiro a alertar para os riscos do crescimento da dívida americana.

O ex-Secretário do Tesouro Robert Rubin disse há algumas semanas que a maior economia do mundo está num “lugar terrível” quando se trata dos déficits federais.

Já o vice-chairman da BlackRock, Philipp Hildebrand, disse que um default dos EUA colocaria em risco o dólar como a moeda global.