James Gulbrandsen, o sócio-fundador da NCH Brasil, está fazendo um management buyout que vai separar a gestora de sua matriz de Nova York e mudar o nome da casa para Navigator Capital.

O movimento dará mais autonomia ao time local, que administra quase R$ 1 bilhão em ativos com estratégias quantitativas em renda variável, renda fixa, ativos imobiliários e um Fiagro.

A NCH Brasil foi fundada 12 anos atrás quando James, um ex-banqueiro de M&A da Morgan Stanley nos EUA, fez uma JV com a NCH Capital, que hoje administra US$ 3 bilhões de investidores institucionais americanos.

10159 7835aa9f 755e 0000 0000 a1d5c503947aA NCH foi fundada por George Rohr e Moris Tabacinic, dois colombianos de ascendência judaica que estão entre os maiores apoiadores do movimento chassídico global.

Junto com a Hermitage, fundada na mesma época por Bill Browder e Edmond Safra, a NCH foi uma das pioneiras a investir no leste europeu depois do colapso da União Soviética, colhendo resultados espetaculares em pouco tempo.

“Basicamente, o controle da firma agora está indo de três gringos para apenas um,” disse James, um mórmon de Utah que começou a viajar ao Brasil a trabalho em 1997, apaixonou-se pelo País e adquiriu cidadania brasileira há três anos.

“Houve um reconhecimento mútuo de que o negócio no Brasil ficaria melhor tendo uma gestão mais autônoma.”

A Navigator será uma partnership envolvendo todos os seus 15 colaboradores, “do CIO à copeira,” disse James.

Apesar da independência, os sócios da NCH Capital continuarão sendo os maiores investidores do fundo.