Fernando Musa, que deixou a presidência da Braskem em dezembro, acaba de se juntar à Advent como um operating partner focado no setor industrial e de infraestrutura. 

Musa passou 10 anos na Braskem, onde foi responsável pela integração da Quattor, liderou a operação nos EUA e Europa por quatro anos e assumiu o comando da companhia em plena Lava Jato. 

Musa e o managing partner da Advent no Brasil, Patrice Etlin, se conhecem desde o colegial, quando estudaram juntos. 

A contratação é um sinal de que a Advent vê oportunidades num dos setores da economia que tem recebido investimentos declinantes como proporção do PIB.

Musa disse ao Brazil Journal que o subinvestimento do parque industrial brasileiro, as oportunidades de expansão na América Latina e a necessidade de muitas empresas ganharem escala global geram situações em que o capital de um private equity pode ser a saída. 

Ele disse ver oportunidades em potenciais carveouts de conglomerados industriais — particularmente no setor químico — bem como oportunidades de adquirir ativos de conglomerados mundiais cuja operação brasileira, ainda que relevante em termos do mercado local, seja pequena no quadro global da companhia. 

Para o executivo, há pelo menos três megatendências que vão moldar o setor químico nos próximos anos. 

A primeira é a eletrificação dos carros, que acontece massivamente nos Estados Unidos e Europa e deve alterar o valor relativo do petróleo como combustível e insumo industrial. 

A segunda tendência envolve a chamada Indústria 4.0: a digitalização de plantas industriais, que abre espaço para a Advent investir em empresas que prestam este tipo de serviço para a indústria. 

Finalmente, Musa acha que as preocupações com sustentabilidade vão levar a indústria a se preocupar mais com a composição química dos produtos, o tipo de embalagem e os materiais usados. Ele acha que o downstream da indústria química — a transformação do plástico no setores de embalagens, peças, e na cadeia automotiva — oferece oportunidades de retorno elevado sobre o capital investido. 

Na América Latina, o portfólio industrial da Advent inclui a GTM, uma distribuidora química baseada na Colômbia. Em 2017, a GTM comprou a quantiQ da Braskem, tornando-se a maior distribuidora da região. Hoje, o Brasil é mais da metade do negócio.

O fundo mais recente que a Advent levantou para investir na América Latina foi de US$ 2,1 bilhões. Desse total, 70% já foram investidos, a maior parte (60%) no Brasil.

Depois que saiu da Braskem, Musa também se juntou à Bain como senior adviser e tornou-se membro do conselho consultivo da Oxiteno, o braço químico da Ultrapar.