O ModalMais deve anunciar amanhã a compra da Eleven Financial, usando a casa de research independente para potencializar sua proposta de assessoria financeira junto a seus 1,2 milhão de clientes, fontes a par do assunto disseram ao Brazil Journal.

A transação foi um misto de cash com equity.

10050 d160de5e de6a 0091 0000 26ea2810df65Fundada em 2015 por Adeodato Netto, um executivo do mercado financeiro que trabalhava há uma década em operações de M&A, a Eleven faturou R$ 30 milhões no ano passado, o dobro de 2019. A empresa tem 105 funcionários — incluindo 38 analistas — e deve continuar operando com marca própria. 

Como parte da transação, ‘Dato’ fará parte do comitê executivo do ModalMais. 

A Eleven — que produz relatórios sobre fundos imobiliários, crédito privado, ações e fundos, além de ter um produto de trading — acabou seguindo um caminho diferente de outras casas, mais focadas no varejo. 

Dois terços de seu faturamento vem de bancos, corretoras e escritórios de agente autônomo que assinam a plataforma para distribuir seu research a clientes. Outro público significativo: clientes de alta renda interessados em aconselhamento para sua alocação de capital.

O ModalMais já é cliente da Eleven há três anos, mas contratava uma parte pequena de seus relatórios. Agora, o CEO Cristiano Ayres pretende somar o conteúdo da Eleven ao research já produzido pelo ModalMais (análises macro e política), alimentando o topo do funil para atrair novos clientes.

Segundo pessoas próximas ao banco, o ModalMais também deve anunciar a compra da Proseek, a escola de treinamento para assessores financeiros fundada por Felipe Gentil, que antes trabalhou na XP gerenciando o relacionamento com os agentes autônomos de investimento (AAIs).

11325 16229972 da70 15d4 83e5 c6818b30d670O negócio tem um valor estratégico num mercado de disputa cada vez mais intensa pelos AAIs. O ModalMais tem 55 escritórios de AAIs e planeja dobrar o número até o final do ano.  

A Proseek já formou mais de cinco mil alunos nos últimos cinco anos, além de fazer a avaliação de performance e acompanhamento dos AAIs. A companhia já atendeu clientes como BTG, XP e Safra, mas com a compra passará a prestar serviços exclusivamente para o ModalMais. 

As aquisições vêm num momento em que o ModalMais — no qual o Credit Suisse tem a opção de compra de até 35% do capital — se prepara para um provável IPO. No final de 2020, o banco levantou R$ 258 milhões junto a investidores, numa diluição de 5%. 

No ano passado, o ModalMais fez duas aquisições para expandir seus canais de distribuição — a HUB, uma plataforma para atrair AAIs fundada por Alexandre Marchetti, um dos fundadores da XP, e a InvestirJuntos, um gerador de lides digital por meio de educação financeira — além de fazer uma parceria com o Credit Suisse para dar ao público de alta renda do ModalMais acesso a fundos e research exclusivos.