A Lojas Americanas acaba de anunciar a compra do Grupo Uni.co, dono das redes de franquias Imaginarium e Puket, que somam mais de 400 lojas em todo o Brasil vendendo produtos de ‘fun design’.

A transação também inclui a Mind, uma marca nativa digital de objetos de decoração que pertence ao grupo.

A Lojas Americanas está comprando 100% do Uni.co — pagando 70% do valor agora e o restante em três anos. O preço não foi revelado.

A Imaginarium — cujos almofadinhas de coração já ajudaram muitos namorados a pedir perdão — tem 220 lojas; a Puket, que vende meias e pijamas infantis, tem 172. As duas redes também estão em quase 2,3 mil pontos de venda multimarcas.

Em 2019, o Uni.co faturou R$ 270 milhões com EBITDA de R$ 18 milhões.

A empresa pretendia fazer seu IPO em dezembro passado, mas adiou os planos devido ao mercado fraco e engatou uma conversa com a Americanas.

Dentro da Americanas, a ideia é que o Uni.co funcione como a plataforma de expansão da companhia no varejo especializado de franquias.

Wellington Santos, o CEO do Uni.co, disse ao Brazil Journal que a companhia já mapeou diversas marcas para potenciais M&As, que agora serão discutidos com a Americanas.

“A Americanas já tinha planos de entrar nesse segmento e vimos que havia sinergias muito interessantes em explorarmos juntos esse mercado,” disse ele. “Achamos que faria mais sentido para o crescimento da empresa ter um sócio estratégico como eles do que fazer o IPO.”

O Uni.co era o único investimento de private equity da Squadra, a gestora de ações de Guilherme Aché. A Squadra havia investido no negócio em 2012 e trouxe a consultoria Visagio dois anos depois para um processo de turnaround e para gerir a companhia. (A desvalorização cambial da época havia machucado a empresa.)

Wellington, o CEO, é um ex-sócio da Visagio e deve continuar à frente do negócio depois da aquisição.

O Uni.co tem um escritório em Shenzhen, na China, onde há mais de 10 anos tem  desenvolvido uma rede de fornecedores locais — o que pode ser um atalho para a Americanas desenvolver novos produtos de marca própria.