O JP Morgan acaba de anunciar Ben Ratner como o novo diretor de sustentabilidade do banco — fortalecendo suas iniciativas ESG em meio a uma série de compromissos assumidos pelo CEO Jamie Dimon nos últimos anos.

10335 fdd33bf8 b17d 0049 0016 52ff34910675Ratner passou os últimos dez anos no Environmental Defense Fund (EDF), uma das principais ONGs ambientalistas dos Estados Unidos.

No EDF, ele liderava uma equipe focada em energia, trabalhando com investidores e companhias do setor para encontrar soluções para a transição energética.

Ratner será responsável por ajudar o JP Morgan a integrar mais a sustentabilidade em seus esforços de “crescimento inclusivo” — incluindo os investimentos em tecnologias de baixo carbono e de combate às mudanças climáticas.

Ratner vai se reportar a Marisa Buchanan, a head global de sustentabilidade do banco.

A contratação vem num momento em que o banco tem aumentado seus compromissos ESG. Em outubro de 2020, ele se comprometeu a aliar suas atividades financeiras às metas do acordo de Paris, bem como financiar iniciativas de transição para um mundo de baixo carbono.

No ano passado, o JP Morgan divulgou uma meta de desembolsar US$ 2,5 trilhões em ‘finanças sustentáveis’ ao longo dos próximos dez anos. Desse total, US$ 1 trilhão será reservado para iniciativas de combate à mudança climática.

***

Em outro movimento, Geoff Morrell, um veterano da BP, está deixando a petroleira depois de 11 anos para se juntar à Disney como Chief Corporate Affairs, reportando-se diretamente ao CEO Bob Chapek.

O cargo recém-criado integra as áreas de comunicação, políticas públicas, relações governamentais e ESG.