Na Barron’s deste fim de semana, o analista Jim Grant, que publica o “Grant’s Interest Rate Observer” – um relatório de análise de mercado mais conhecido por seu viés cético – disse que está short, ou seja, apostando na queda das ações da Kraft Heinz e Campbell Soup.

Para começar, Grant cita os múltiplos das companhias.9829 e2e2c98e ab82 0000 0000 e72e5c842d23

Os papéis da Campbell são negociados a 23 vezes seu lucro líquido dos últimos 12 meses, e os da Kraft, 46 vezes.  “Ambas são indicativas de um tipo de excesso: a busca esticada por retorno em ações,” Grant disse à revista.

Mas o short de Grant é também estrutural:  ele acha que essas empresas (Big Food) vão sofrer com a mudança no cardápio dos americanos.

Para Grant, a tendência a uma vida mais saudável já está impactando o mercado de alimentação e deve conter os ganhos dos players mais tradicionais.  

Ele cita o caso da Target, uma das principais varejistas americanas e que recentemente mudou a disposição das gôndolas nas lojas, com foco maior em itens orgânicos e sem glúten, por exemplo – o que certamente não é uma boa notícia para as fabricantes de ketchup e sopa enlatada.

“A Campbell já admitiu que os consumidores estão fazendo mais visitas ao supermercado do que há um ano, mas comprando menos de seus produtos a cada uma dessas viagens,” disse Grant, para quem os investidores ainda não precificaram essa tendência.

Colocando tudo na balança, Grant diz que as empresas estão valendo na Bolsa muito mais do que pesam — mas admite que esta tese short “ainda não deu resultados,” já que as ações ainda não sofreram uma grande correção. 

“Essas ações não são seguras. Elas estão na ponta dos pés, falando figurativamente, em termos do seu valuation”, adverte. “Elas estão precificadas para o crescimento, mas não vemos aumento de receita ou margens”.