Ivan Monteiro está se juntando ao Credit Suisse como vice chairman do banco de investimento, uma contratação que coloca o ex-CFO da Petrobras e do Banco do Brasil em interface com os clientes corporativos do banco num momento de intensa atividade nos mercados de M&A, equity e dívida.

10157 a98cb07c 74ae 01a9 0000 7ef77c7e064cNos bancos internacionais, o cargo de vice chairman é tipicamente reservado a executivos sêniores que se envolvem diretamente nas operações. 

Quando foi CFO do Banco do Brasil, Ivan criou a BB Seguridade, um carveout que gerou dezenas de bilhões de reais em valor para os acionistas do banco, e, quando estava na Petrobras, foi o responsável pelo IPO da BR Distribuidora.

José Olympio Pereira disse que as duas operações demonstram que Ivan traz um “DNA de criatividade” que é o coração de um banco de investimentos. O CEO do Credit Suisse disse que corteja Ivan há anos por sua ampla experiência em negociação e relacionamento com empresas e bancos.

Ivan deve se envolver em todos os produtos do banco, como M&As, IPOs e a área de financiamentos estruturados, uma linha de receita importante para o Credit Suisse.  

Para assumir o cargo, Ivan se desligou hoje do conselho do Nubank.  Mais recentemente, ele fez parte dos conselhos do IRB e da Light.

No ano passado, o executivo trabalhou por dois meses como CFO da BRF, mas deixou o cargo por recomendação médica após sofrer um esgotamento — um rescaldo do trabalho hercúleo de saneamento da Petrobras ainda no Governo Temer.

Ele começa no banco semana que vem.