Anselmo Ramos, o fundador da agência David que ganhou prêmios por campanhas internacionais do Burger King, está se preparando para trazer ao Brasil a GUT, sua nova agência com sede em Miami.

10572 0d3b7ba4 243e ddc3 d706 cf815b7a6641Anselmo esteve em São Paulo na semana passada para selecionar o líder criativo e o time da nova agência de publicidade, o Brazil Journal ouviu de pessoas próximas. Estava acompanhado do sócio, o argentino Gaston Bigio. A dupla também está procurando uma sede para a agência.

A filial brasileira deve abrir em fevereiro – uma data próxima do fim do acordo de non-compete que Anselmo e Gastón têm com o grupo WPP, dono da David. (O non-compete os impede de cortejar clientes da WPP e tirar funcionários da casa.)

Sob a liderança criativa de Anselmo e Gastón, a David nasceu há seis anos como uma agência butique dentro da rede Ogilvy, atendendo o Burger King no Brasil e na Argentina. Em menos de três anos, a dupla conquistou a conta global do BK, o que levou à abertura do escritório de Miami, a cidade sede da Restaurant Brands International, que controla o BK. Não demorou para chamarem a atenção de outros CMOs do grupo 3G e passaram a trabalhar também para Heinz e Budweiser.

Anselmo é dos criativos mais premiados do país: acumula 195 Leões em Cannes, incluindo 7 Gran Prix. Como criativo-chefe da Ogilvy Brasil, fez campanhas internacionais famosas, como a “Retratos de Real Beleza” para a Dove, considerado um dos vídeos de branded content mais assistidos da história, com 200 milhões de visualizações, e que rendeu à Ogilvy brasileira o título de “Agência do Ano” em Cannes em 2013. 

A criação da David, em 2012, foi uma espécie de ensaio empreendedor para Anselmo e Gastón. Eles tiveram a ideia e entraram como sócios, junto com outro executivo, Fernando Musa (hoje presidente da Ogilvy Brasil). Apesar do jeitão de butique independente, a David sempre foi controlada pela Ogilvy.

No final do ano passado, Anselmo e Gastón – então chefe da David em Buenos Aires – resolveram partir para o voo solo. A saída se deu num momento em que se discute o futuro das grandes holdings de publicidade, que teriam ficado grandes demais para acompanhar as mudanças do mundo digital.

A GUT deve seguir a mesma cultura adotada na David, mas com mais independência e sem a pressão por resultados de curto prazo.

Anselmo e Gastón não gostam de participar de concorrências para conquistar grandes contas, prática comum no mercado. Costumam dizer que preferem “namorar” os clientes primeiro, seja em reuniões ou até no balcão do bar, pra ver se dá liga. Também preferem clientes ousados e sem medo de arriscar.

Costumam fazer campanhas que viram assunto e levam as marcas a influenciar as conversas nas redes sociais.

Anselmo seguirá tocando o escritório em Miami – que começou num WeWork – e Gastón, o da Argentina, uma casinha de rua em Palermo.

Em Miami, a GUT já começou a trabalhar para uma marca da P&G. A primeira campanha deve ir pra rua este mês. Em Buenos Aires, a GUT já atende a Danone e o Banco Hipotecário.