O investidor institucional brasileiro está otimista com a Bolsa local para os próximos três meses — e enxerga Eletrobras, Itaú e Localiza como as melhores oportunidades. 

É isso o que mostra uma pesquisa do Itaú BBA, que ouviu 46 gestores brasileiros entre os dias 24 de agosto e 1 de setembro.

A pesquisa mostrou que 52,2% dos entrevistados estão com uma visão positiva para o mercado de ações no Brasil, 41,3% têm perspectiva neutra e apenas 6,5% têm avaliação negativa. 

Quando a pergunta foi feita em relação à bolsa americana, o cenário é oposto: 70,5% estão com visão negativa, e só 4,5% estão otimistas. 

No Brasil, a maioria dos investidores está ‘overweight’ em utilities, consumo/varejo e grandes bancos; e ‘underweight’ em siderurgia/mineração, construtoras, educação e papel e celulose. 

Depois de privatização, a Eletrobras foi apontada como a ação preferida por 34,8% dos entrevistados; o Itaú Unibanco foi escolhido por 19,6% e a Localiza foi citada por 17,4% dos investidores. 

Os principais fatores apontados na hora de escolher uma empresa foram: forte geração de caixa; expectativa de revisão de lucros; e valuations atrativos em relação a média histórica.

Já os principais drivers do mercado brasileiro nos próximos meses serão inflação global, curvas de yields globais e locais e eleições, para os entrevistados.

A pesquisa realizada pelo Itaú BBA mostrou que a maioria dos investidores está pouco alocada em companhias fora do Brasil – 65,8% investe entre 0 e 5% dos ativos sob gestão em empresas estrangeiras.