A General Electric, fundada há 129 anos por Thomas Edison, está cortando relações com a invenção que deu fama a seu fundador: a lâmpada elétrica. 

A empresa acaba de anunciar a venda da GE Lighting para a Savant Systems — num movimento que busca tornar a empresa mais enxuta e focada em seu core business: a venda de infraestruturas de tecnologia.

A venda marca o último passo do processo de desinvestimento da empresa iniciado ainda na gestão de Jeff Immelt, que deixou o cargo em 2017 depois de 16 anos no comando da companhia.  

No ano passado, a GE já havia vendido sua divisão de iluminação comercial para o fundo de private equity America Industrial Partners e, em 2016, vendeu sua fabricante de eletrodomésticos, a GE Applicances, para a chinesa Haier por US$ 5 bilhões. 

O que sobrou? 

Os negócios de infraestrutura (voltados para energia, aeronaves e saúde) e a GE Capital, que essencialmente financia as compras dos clientes da GE.

Mas as lâmpadas de Thomas Edison continuarão brilhando: a transação com a Savant inclui um acordo de licenciamento que permite que ela continue usando a marca GE nas lâmpadas.

Robert Madonna, o CEO e fundador da Savant, disse à CNN Business, que a GE o procurou há cerca de um ano com a proposta de venda, e que ele foi atraído pela história de inovação e pelo reconhecimento da marca. 

“Eu cresci num mundo da GE,” disse. “É uma marca icônica e é uma honra levar esse legado adiante.”