Alguns gestores apostam que a Ambev terá um terceiro trimestre bem melhor do que o esperado e estão comprando a ação.

No segundo trimestre, a maior cervejaria do Brasil apresentou um resultado fraco com queda na margem EBITDA.Ambev

“Durante a Copa, a Ambev liquidou, principalmente no canal de supermercados,” diz um gestor. “Ela fez várias promoções do tipo: leve 12 Brahmas por 1,99 e o segundo pacote sai por 1,79… Ela tentou estimular volume via preço, e isso bateu muito na margem.”

A margem EBITDA caiu de 46,3% no segundo tri de 2013 para 44,7% no segundo tri deste ano.

Para alguns gestores, a Ambev foi obrigada a reagir em parte porque, durante a Copa, um concorrente em particular foi agressivo. A Cervejaria Petrópolis fez uma promoção com sua marca Itaipava: “compre 1 e leve 1 de graça”. Depois da Copa, a promoção acabou e a Petrópolis subiu a tabela. A Brasil Kirin já havia subido. O relato foi feito a investidores por um executivo da indústria em evento recente.

Segundo gestores, depois de um “Verão sem aumento” e uma “Copa sem aumento”, há sinais de que a Ambev também já reduziu descontos em todos os canais, o que deve fazer com que sua receita por hectolitro — uma métrica importante no setor — volte a subir acima da inflação.

Além disso, diz outro gestor que está comprado na ação, “durante a Copa a companhia vendeu muita cerveja em embalagens descartáveis, que têm margens piores que as embalagens retornáveis. Isso desbalanceou o mix de embalagens e afetou a margem. Com o fim da Copa, você deve ter uma normalização do mix.”

Os gestores alinhados com esta visão esperam aumento de vendas de apenas 1%-2% no trimestre, mas, com o fim das ações promocionais, acreditam que a margem voltará a níveis do ano passado, ajudando a ação.

O sentimento em relação à Ambev melhorou nos últimos dias por outro motivo: o Governo deuxou para 2015 o aumento de imposto sobre a cerveja, que, depois de um primeiro adiamento, entraria em vigor agora em setembro.

A ação da Ambev, que não tem participado do rali eleitoral da Bolsa, fechou ontem a 16,23 reais.