O pregão de ontem foi de caos na Bolsa de Nova York. 

Mais de 250 companhias — incluindo blue chips como Walmart, ExxonMobil, McDonald’s, Verizon e AT&T — tiveram a negociação interrompida depois da NYSE experimentar o que chamou de um “problema no sistema.”

A pane impediu o leilão de abertura dessas ações, levando a paralisações generalizadas no trading e dúvida entre os investidores sobre se as ordens estavam sendo registradas ou não. 

O pregão da NYSE começa às 9h30 da manhã. Antes disso, o preço de abertura é determinado com base em milhares de ordens de compra e venda que são feitas ao longo da noite e no início da manhã. A Bolsa reúne essas ordens e define o preço de abertura com base na oferta e demanda. 

O problema: na manhã de ontem, os leilões de abertura de algumas ações não aconteceram porque o ‘glitch’ no sistema impediu algumas ordens de ser compiladas. O resultado: uma distorção de preços brutal. 

Com o desbalanceamento artificial entre oferta e demanda, os preços negociaram em patamares muito distantes do que as ações haviam fechado no dia anterior. 

Algumas ações perderam bilhões de dólares em market cap em questão de segundos. 

O Walmart, por exemplo, chegou a perder US$ 46 bi em valor de mercado (um Itaú), enquanto o Wells Fargo caiu 15%, e o Morgan Stanley, 12%.

A NYSE disse que algumas das transações de ontem serão consideradas “nulas e corrigidas.” 

“Eventos como esse são extremamente raros e estamos examinando profundamente a atividade do dia para garantir um maior nível de resiliência nos nossos sistemas,” disse a Bolsa. 

Ao longo do dia, uma planilha foi compartilhada no mercado mostrando 251 ações afetadas pelo problema. 

A NYSE disse que o fechamento de ontem ocorreu de forma normal, assim como a abertura de hoje. 

O tamanho do impacto ainda não está claro, mas traders estimam que o buraco foi profundo. 

“O que parece ter acontecido é um problema técnico que fez com que todas as minhas ordens de abertura fossem canceladas ainda que algumas delas deveriam ter sido completadas,” um trader disse à Reuters. “Eles já corrigiram, mas isso vai ser uma bagunça grande para eles limparem.”

Outro investidor disse que o custo para brokers e investidores de varejo provavelmente chegará a oito dígitos.

“Isso é uma falha grande, não há como disfarçar,” disse outro investidor. “Com certeza há pessoas que estão perdendo dinheiro e não estão felizes.”