Está faltando dinheiro em alguns setores do mercado.  
 
A questão é: quem está com a corda no pescoço?
 
Numa intervenção não vista há uma década, o Federal Reserve de Nova York ofertou esta manhã até US$ 75 bilhões de “repo agreements” para atender a demanda por liquidez no mercado de overnight.  Numa transação deste tipo, o Fed compra títulos do Tesouro e de agências estatais para fornecer liquidez a bancos com problemas de caixa.
 
No momento da intervenção, a taxa efetiva das transações de overnight estava em 2,25%, comparado a 2,14% na sexta-feira.  Este é o topo da faixa que o Fed estabeleceu para a taxa, que vai de 2% a 2,25%.
 
Segundo traders ouvidos pelo The Wall Street Journal, havia procura por dinheiro com taxas de até 5% esta manhã, antes do Fed anunciar o movimento.
 
Quando o leilão finalmente aconteceu, o stress se mostrou menor:  o mercado tomou “apenas” US$ 53 bilhões, a uma taxa de 2,1% — mas a taxa máxima ofertada foi de 3,25%.
 
A intervenção do Fed de NY vem no mesmo dia em que o FOMC começa a se reunir para o que se espera será um corte de 0,25 ponto na taxa básica americana.
 
O evento pode ser mais barulho do que sinal.
 
“O repo te dá dinheiro com lastro em papel público,” diz um tesoureiro.  “Como tem lastro, os grandes bancos deveriam dar liquidez, e por algum motivo não deram.  Como o mercado andava calmo, os bancos podiam estar com liquidez mínima e, com o crash do petróleo no fim de semana, não tinham dinheiro para dar.”
 
A explicação (ou especulação) mais provável é de que um ou mais investidores vendidos no mercado do petróleo — um hedge fund ou mesa proprietária de banco — tenham tomado um ajuste forte com a explosão no preço do barril, aumentando a necessidade de liquidez no sistema no curto prazo.