Rosalind “Roz” Brewer, até agora a COO do Starbucks, está deixando a gigante do café para se tornar CEO da Walgreens, uma das maiores redes de farmácias dos Estados Unidos. 

A ação da Walgreens disparou mais de 8% no after market ontem à noite, quando a Walgreens fez o anúncio. Hoje, abriu em alta de 11%. A Walgreens agora vale US$ 45 bilhões na Nasdaq.

A contratação de Roz é um marco histórico para o capitalismo americano. 

A executiva será uma das poucas mulheres no comando de uma companhia ‘Fortune 500’ (a lista das 500 maiores empresas dos EUA) — e a única mulher negra. 

Em toda a história americana, Roz será a terceira mulher negra a assumir um cargo de CEO. A primeira foi Ursula Burns, CEO da Xerox de 2009 a 2016; a segunda, Mary Winston, brevemente CEO interina da Bed Bath & Beyond em 2019. 

Roz trabalhava desde 2017 como COO do Starbucks, onde foi responsável por melhorias operacionais significativas. 

Antes, foi por cinco anos a CEO do Sam’s Club, o clube de compras do Walmart. Roz também é conselheira da Amazon, mas está renunciando ao cargo para assumir a nova função no Walgreens. 

A executiva vai substituir Stefano Pessina, que já havia dito em julho que deixaria o cargo assim que a Walgreens encontrasse um substituto. Pessina — um dos maiores investidores individuais da Walgreens — vai continuar no conselho da empresa. 

Roz veio de uma família humilde de Detroit. Seus pais — que sequer se formaram no ensino médio — trabalharam boa parte da vida numa fábrica da General Motors, mas insistiram que todos os seus quatro filhos se formassem na faculdade. 

Numa entrevista recente à Fortune, Roz relembra que, em dado momento, seu pai chegou a trabalhar em três empregos ao mesmo tempo para garantir a educação de seus filhos. 

“Eu simplesmente sabia que eu não poderia falhar,” disse ela. 

She didn’t.