Interrompemos a programação eleitoral de satanização dos banqueiros para o seguinte comunicado: a Presidente Dilma considera levar um deles ao Ministério da Fazenda, caso seja reeleita.Dilma Rousseff

Esquentaram nos últimos dias as conversas que podem levar a um convite de Dilma a Henrique Meirelles, o ex-presidente do Banco Central no Governo Lula e que fez carreira no antigo BankBoston.

Quem está fazendo a ponte é o ex-presidente Lula, que convenceu Dilma de que é preciso acalmar os mercados, sob pena de perder a eleição.

O convite pode ser feito nos próximos dias, na reta final do primeiro turno, ou entre o primeiro e o segundo.

A Presidente também quer um nome do mercado financeiro na diretoria internacional do BC, para “vender melhor o Brasil mundo afora,” nas palavras de uma fonte do governo.

Trata-se de uma inflexão delicada para a Presidente. Ceder demais na direção do mercado hoje é admitir que a “nova matriz econômica” fracassou. Por outro lado, insistir no confronto pode ser fatal. Daí o envolvimento de Lula, que teria iniciado as sondagens. A Presidente está tateando o assunto e pode ser mais incisiva nos próximos dias.