Marcos Bicudo — o CEO da Vedacit e um veterano do setor de materiais de construção — está indo para o conselho da Dexco, a dona das marcas Duratex, Deca e Hydra.
A companhia está aumentando seu conselho de 8 para 9 membros.
Bicudo será um de três independentes. O restante do board é composto por representantes da Itaúsa, que tem 40% do capital, e dos irmãos Helio e Salo Seibel, que têm outros 20%.
A eleição de Bicudo será confirmada na assembleia marcada para o dia 23, e a primeira reunião do novo board será no dia 27.
Escolhido por meio de um headhunter, Bicudo traz experiência nos mercados em que a Dexco atua.
A Vedacit, que ele comanda há mais de cinco anos, é a líder no segmento de produtos impermeabilizantes no Brasil.
Fundada em 1938, a companhia é controlada pela família Baumgart — que também é dona do Center Norte, em São Paulo, e de ativos no agronegócio — e espera faturar perto de R$ 1 bilhão este ano.
Antes, Bicudo foi CEO da Masisa, a empresa chilena de painéis de madeira, e comandou a Philips na América Latina. Também liderou a operação da Amanco — de tubos e conexões — no Brasil, Argentina, Chile e Peru.
A mudança no board vem num momento em que a Dexco enfrenta um cenário de curto prazo desafiador, especialmente nos segmentos Deca e Revestimentos, cujas receitas vêm caindo há alguns trimestres em meio a desafios operacionais e uma Selic punitiva.
Bicudo, que começou sua carreira na SC Johnson, também já foi conselheiro da Bombril e hoje está no board da Limppano, a fabricante de produtos de limpeza. Ele também é chairman da Brain4Care, uma startup brasileira que criou um sensor para medir a pressão intracraniana de forma não-invasiva.