A Delta Air Lines vai injetar novo capital na Gol, aproveitando a recente mudança na lei que permite que investidores estrangeiros agora detenham até 49% das ações com direito a voto das companhias aéreas brasileiras.gol-logo

O preço acordado para a emissão das novas ações é entre 4,80 e 5 reais por ação, e a família Constantino, controladora da Gol, vai acompanhar o aumento de capital.  A ação da Gol fechou quinta-feira a 3,43 reais.

Muito endividada, a Gol é uma das empresas que mais tem sofrido com a alta do dólar e a retração na economia. Cerca de 50% de suas despesas são na moeda americana.

A Delta tem hoje 16,2% das ações PN da Gol, o que equivale a 9,48% do capital total da empresa.  O Fundo de Investimento em Participações Volluto, da família Constantino, tem 100% das ações ON e 33,88% das PN, ou 61,3% do capital total.

Além de sua participação acionária na Gol, a Delta também garante um empréstimo de 300 milhões de dólares — a uma taxa de 6,5% ao ano (!!!) e prazo de cinco anos — tomado pela Gol no final de agosto.

Para prestar esta garantia, a Delta recebeu como contragarantia as ações da Smiles detidas pela Gol.  Não está claro se, depois do aumento de capital planejado, esta dívida será quitada e a garantia, eliminada.

No final do mês passado, a Gol fortaleceu seu caixa ao fazer um contrato de venda antecipada de passagens para a Smiles no valor de até 1 bilhão de reais, sendo 376 milhões de reais num primeiro momento e o restante, em tranches, até 30 de junho de 2017.

Comandada pelo CEO Paulo Kakinoff, a Gol também anunciou uma série de medidas para reforçar sua liquidez:  redução da quantidade de pousos e decolagens em pelo menos 6%; a suspensão de sete destinos operados no final do ano passado; a devolução de cinco aeronaves em regime de arrendamento financeiro; e a alteração no cronograma de entrega de novas aeronaves entre 2016 e 2017 de quinze para apenas uma.

No final do terceiro trimestre, o último divulgado pela companhia, a Gol tinha um caixa bruto de 3,1 bilhões de reais e uma dívida consolidada de 9,5 bilhões de reais. A desvalorização do real (28% naquele trimestre) fez uma métrica de endividamento — dívida líquida ajustada/EBITDAR — subir para 9,2 vezes, contra 7,3 vezes no trimestre anterior.

ATUALIZAÇÃO às 10:25hs: A assessoria de comunicação da Gol nega que a Delta vá capitalizar a empresa. A Delta também nega a informação.