Anos atrás, o advogado Francisco Müssnich — um dos papas do direito societário brasileiro — escreveu um texto em homenagem a seu amigo Luiz Leonardo Cantidiano, falecido meses antes.

No artigo, Chico lembrava o tempo em que frequentava a casa do Cantidiano para debater questões de ‘direito societário raiz’ — uma forma de denominar as finesses do direito societário (ou seus problemas mais cabeludos).

11777 2379a1c6 823b 5a03 f1c9 c3c4afe4fa82Em seu apartamento em Niterói, Rodrigo Monnerat leu o texto e teve um estalo.

“Eu me senti como numa conversa de bar com o Chico e tive um insight na hora: criar um lugar onde outras pessoas poderiam participar daquela conversa, um lugar que reunisse todos os temas do ‘societário raiz’,” Rodrigo disse ao Brazil Journal.

Dias depois, Rodrigo criou a página homônima, um perfil no Instagram que já tem mais de 11 mil seguidores — incluindo os maiores advogados societários do País — e agora está se transformando num negócio.

No início, o perfil começou com uma espécie de repositório da biblioteca pessoal de Rodrigo, que fez Direito na Cândido Mendes e coleciona livros sobre o assunto: ele postava a capa e um sumário de seus livros de direito societário, junto com algum comentário sobre a obra.

Não demorou para que a Quartier Latin — a editora líder no Brasil em livros de direito societário e mercado de capitais — descobrisse a página e começasse a mandar seus lançamentos para Rodrigo, transformando o perfil num canal importante de divulgação para uma literatura de nicho.

Agora, Rodrigo está dando um passo além e transformando o Societário Raiz numa edtech, a Societário Academy.

11776 63ac2bad 9639 a40b 4588 2491b65c7b3a“O mercado de educação nessa área é pulverizado entre diversas instituições, mas nenhuma tem uma marca cool e uma distribuição direcionada para os entusiastas da matéria. Estamos criando um produto único com os protagonistas das grandes operações societárias do mercado brasileiro,” disse Rodrigo.

O curso terá 51 aulas, cada uma com um professor diferente. Os nomes — um who’s who das grandes bancas nacionais —  incluem Müssnich, que vai dar aula sobre voto plural e medidas defensivas em takeovers hostis; o presidente da CVM, Marcelo Barbosa; Paulo Cezar Aragão; Nelson Eizirik; Marcelo Trindade; Tavares Guerreiro; Aloysio Miranda, e Otávio Yazbek, entre outros.

O Societário Academy já tem uma lista de espera de mais de 2.000 pessoas, e as vendas começam hoje. O curso vai custar R$ 3.500 e as aulas serão gravadas (o aluno terá acesso ao material pelo prazo de um ano).

A ideia de Rodrigo é que este curso seja o primeiro de uma leva, e que a empresa se transforme num dos principais centros de ensino de direito do País.

“Ano que vem já vamos lançar um curso de arbitragem, outro de conflito societário e um terceiro sobre crimes no mercado de capitais (como insider trading e manipulação),” disse ele. “São assuntos que não interessam apenas a advogados, e podem ser importantes para muita gente, de gestores a banqueiros.”

Para Chico Müssnich, que nos últimos anos tem focado em mentorar os mais jovens, a relevância do Societário Academy já transitou em julgado.

“As pessoas não podem ter medo de dividir o conhecimento, o sol é grande demais e cabe muita gente para ajudar no desenvolvimento do direito societário no Brasil,” diz o fundador do BMA.

O conteúdo societário já existe no mercado, mas “a diferença é que o Societário Academy vai deixar o conhecimento organizado de uma forma mais permanente, estruturada e continuada,” diz Chico. “Essa mistura de cabelo branco, experiência e pé na academia é que dá uma dimensão diferente.”