SEATTLE – Afinal, quando as máquinas vão assumir todas as principais atividades operacionais de uma empresa e condenar o ser humano à obsolescência?

Para Matt Garman, o CEO da Amazon Web Services, esta ainda parece ser uma possibilidade distante – mas isso não significa que a forma como trabalhamos hoje não será profundamente transformada pela crescente adoção da inteligência artificial.

Por enquanto, o que as máquinas já permitem é que bons profissionais realizem suas atividades com ainda mais competência.

11 06 Matt Garman ok

“De muitas maneiras, a tecnologia potencializa as pessoas que já são excelentes em seus trabalhos, e tenho visto isso em todas as áreas – seja marketing, programação, vendas,” Garman disse a um grupo de jornalistas nos headquarters da Amazon, aqui em Seattle.

Garman observou, entretanto, que “provavelmente estamos subestimando as mudanças organizacionais” que serão necessárias para extrair valor das novas ferramentas.

“Não significa que precisamos de menos pessoas, apenas que precisamos nos organizar de forma diferente,” afirmou. “Talvez não tenhamos mais a estrutura hierárquica tradicional – um gerente, seis subordinados, outros seis subordinados, e assim por diante.”

Em sua percepção, muito provavelmente as companhias passarão a ter diversas equipes menores e mais focadas em missões específicas, capazes de interagir rapidamente umas com as outras.

“Parte do objetivo da Amazon é termos organizações mais horizontais, com menos níveis hierárquicos, onde todos os funcionários estejam mais próximos do cliente final, mais próximos da entrega de valor,” afirmou.

“Percebemos que, quando se tem uma organização mais horizontal, o ritmo é mais acelerado – eliminam-se camadas de burocracia e o ambiente de trabalho se torna melhor,” disse o executivo.

Garman deu como exemplo o time de marketing da AWS, que precisou repensar o fluxo de trabalho desde o início e não simplesmente aplicar agentes de AI nas atividades que já vinha realizando.

“Tivemos que parar e repensar tudo desde o início, não usar o mesmo processo,” comentou. “Isso nos levou a resultados muito diferentes. Foi fascinante.”

Para o CEO da AWS, o fluxo de trabalho de todos os setores precisará se adaptar às novas ferramentas. “Não se trata de pegar uma tarefa e pedir para um agente fazer exatamente a mesma coisa.”