O presidente da Coca-Cola Brasil, Henrique Braun, passou a comandar toda a operação da companhia na América Latina. 

A nomeação, que teve efeito hoje, vem dias depois da Coca-Cola anunciar uma reorganização operacional que vai reduzir suas 17 unidades de negócio em todo o mundo para apenas nove.  

11132 6f76f38e 4e4d ecc6 480d b5d67e4d4a72Como parte deste rearranjo, foram fundidas as unidades chamadas internamente de South Latin (Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile), Latin Center (que inclui América Central e Caribe), e as business units do México e do Brasil, que eram independentes.

Com 22 países, a América Latina — antes apenas uma linha de ‘report’ dos CEOs locais — passa a ser uma das nove operating units da Coca. O ex-presidente da América Latina, Alfredo Rivera, tornou-se presidente da América do Norte.

Henrique estava no comando da Coca-Cola Brasil desde 2016, depois de passar pela presidência da empresa na China e Coréia do Sul. 

Com 24 anos de casa, Henrique começou sua carreira como trainee em Atlanta, quando fazia faculdade nos EUA.  Depois, foi vp de operações no Brasil e atuou em diversas posições na empresa, em Atlanta e nas BUs da América do Norte, Europa e América Latina. 

Como parte da reorganização, a Coca-Cola disse que vai rever seu portfólio e descontinuar algumas marcas regionais e locais.  O novo portfólio vai se concentrar nas marcas globais, que se beneficiarão de uma maior eficiência dos recursos de marketing e comunicação.

As nove operating units vão trabalhar em colaboração com times de marketing globais, divididos em cinco categorias:  1) Coca-Cola; 2) Sparkling; 3) Hidratação, esportes, café e chá; 4) Nutrição, suco, leite e vegetais; 5) Categorias emergentes. Os líderes da categoria se reportarão ao CMO Manolo Arroyo.

A Coca também está criando uma área para focar na eficiência e em aproveitar ao máximo sua escala global, lidando com gerenciamento de dados, consumer analytics e comércio eletrônico, e trabalhando em parceria com os engarrafadores.