11005 2e04fe00 a07b 2f40 8dd7 0bce7547c796Jim Chanos, o lendário short seller da Kynikos Associates, ganhou dinheiro apostando contra desastres corporativos conhecidos como a Tyco e a Enron. 

Mais recentemente, montou um short colossal contra a Tesla — e vem colhendo os frutos a cada tweet insano de Elon Musk.

Agora, Chanos acha que a pandemia está criando boas oportunidades para quem opera vendido, já que o mercado americano não está precificando os riscos da crise de forma adequada — a conta ainda vai chegar. 

Numa call esta manhã com clientes do Credit Suisse no Brasil, o investidor se disse surpreso com o “otimismo do mercado para 2021 e 2022, principalmente com negócios que serão completamente reestruturados.”

“Tem empresas perdendo bilhões de dólares todos os meses, com valuations muito altos, e as pessoas continuam comprando,” disse. 

Chanos — um crítico antigo de empresas como Uber e Lyft — disse que o dinheiro fácil com os juros baixos estimulou os valuations exorbitantes de muitas dessas companhias, “o que permitiu que empreendimentos ruins acabassem sendo financiados.”

“O mercado achava que elas valiam aquilo simplesmente porque as pessoas continuavam pagando valores cada vez mais altos lá na frente.”

No pós-crise, Chanos espera mudanças no mercado de empréstimos e, principalmente, no imobiliário. “Alguns setores vão mudar estruturalmente, e o imobiliário é um deles. Talvez as pessoas precisem de menos espaços e acho que os preços [dos imóveis] em grandes metrópoles como Nova York devem cair.”

Chanos, que está participando ativamente da campanha de Joe Biden, acha que a crise pode ter mudado os rumos da eleição americana. “A capacidade eleitoral do Trump sem dúvida caiu. Não sei quanto, mas alguns Estados que votaram nele em 2016 com certeza devem mudar para o lado democrata.”

Para ele, uma das mudanças mais imediatas na economia com a eleição de Biden seria o aumento dos impostos das empresas, o que poderia ajudar a financiar o aumento expressivo de gastos com a pandemia. (No governo Trump, os impostos corporativos caíram para 17%; Biden tem falado em aumentá-los para 35%). 

Questionado sobre as pressões em alguns mercados por restrições ao short selling — que é apontado por alguns como um dos grandes culpados pela alta volatilidade das Bolsas — Chanos respondeu com uma analogia de certa forma romântica:

“Os short sellers são os detetives que estão buscando as fraudes no mundo corporativo. O que buscamos é encontrar as empresas que não são aquilo que elas dizem que são.”

SAIBA MAIS

A alta do S&P só tem uma explicação: FOMO