Luiz Leonardo CantidianoLuiz Leonardo Cantidiano está saindo do Motta Fernandes Rocha e montando sua própria banca — o segundo grande movimento no mercado de advocacia este mês.

O novo escritório — Cantidiano Advogados — nasce com 16 advogados entre sua sede no Rio de Janeiro e o escritório em São Paulo.  

Cantidiano, mais conhecido por ter sido presidente da CVM entre 2002 e 2004, foi um dos fundadores do Motta Fernandes, onde estava desde 1981, e é um dos grandes pareceristas de direito societário do País.

Ele foi o consultor jurídico do grupo que concebeu e criou o Novo Mercado — uma ideia dos economistas José Roberto Mendonça de Barros e José Alexandre Scheinkman.  Como presidente da CVM, teve uma gestão curta mas profícua, durante a qual regulamentou os fundos de private equity e de securitização, criou a figura dos ‘market makers’ e publicou a Instrução 400, a primeira atualização da regra que governa os IPOs em 25 anos.

No novo escritório, ele será acompanhado por Maria Lúcia Cantidiano, André Cantidiano e Isabel Cantidiano — respectivamente esposa, irmão e filha do advogado — bem como os colegas Eli Loria, Rodrigo Piva, Osmar Simões, Daniel Kalansky, Claudia Gottsfritz e Julia Franco.

“O [Motta Fernandes] foi crescendo, se diversificou, e perdeu um pouco aquele foco do que fazíamos há anos, que é o direito societário, mercado de capitais, tributário e arbitragem,” Cantidiano disse ao Brazil Journal. “Nossa ideia é voltar ao nosso foco original.”

Simultaneamente à saída de Cantidiano, o Motta Fernandes perdeu outros dois grupos.  Quatro advogados — Luís Wielewicki, Bruno Furiati, Beatriz Trovo Pontes de Miranda e Rodrigo Maia — migraram para o Sampaio Ferraz, e outros cinco fundaram o Lobo, Martin, Oliveira & Valdetaro.

Antes da diáspora recente, o Motta Fernandes tinha cerca de 80 advogados.