O Governo está indicando um cientista respeitado e dono de uma trajetória empresarial para o conselho da Petrobras.

O indicado é Nivio Ziviani, professor emérito de ciência da computação na Universidade Federal de Minas Gerais que fundou três startups e vendeu duas, uma delas para o Google.

10599 99355d18 c1b8 ac4d 0f73 540951cff68aSeus principais tópicos de pesquisa: algoritmos, recuperação de informação e aprendizado de máquina (‘machine learning’).  

Ziviani traz uma perspectiva única para a Petrobras num momento em que a indústria de petróleo cada vez mais usa inteligência artificial para aumentar a taxa de acerto na prospecção, entre outros usos.

No final dos anos 90, Ziviani fundou a Miner, uma empresa de data mining, com um ex-aluno, Victor Ribeiro. Para sua tese de mestrado, orientada por Ziviani, Victor pesquisava robôs eletrônicos capazes de realizar buscas na internet com maior eficiência. Com pouco mais de um ano, a Miner foi vendida para o UOL.

No ano seguinte, Ziviani e outros professores da UFMG — Berthier Ribeiro Neto, Ivan Moura Campos e Alberto Laender — fundaram a Akwan, uma empresa de ferramentas de busca e gestão da informação na web.  Em 2005, o Google comprou a empresa e a usou como base para abrir em Belo Horizonte seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento na América Latina.

Ziviani também é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico na classe Grã Cruz. 

 
Sua startup atual, a Kunumi, é uma empresa de inteligência artificial focada na convergência de ‘deep learning’ e ‘big data’.  Em outras palavras: a empresa tem uma tecnologia que analisa bases de dados gigantescas, encontra padrões e entrega soluções.
 
Ziviani — que fundou a startup com Alberto Colares e Juliano Viana, seu ex-aluno de UFMG e hoje CTO da Kunumi — não faz parte da gestão da empresa, apenas preside o conselho tecnológico.
 
A União, como acionista controlador, nomeia sete dos 11 conselheiros da Petrobras. (A oitava vaga é de nomeação dos funcionários; outras duas, dos acionistas minoritários; e a última é reservada ao próprio presidente, pelo estatuto.)

No dia 2, as renúncias de Nelson Carvalho e Francisco Petros abriram duas vagas no conselho.  A terceira veio com a renúncia de Durval Soledade no dia 14 deste mês. 

Agora, duas destas três vagas estão preenchidas.  Além de Ziviani, o Governo já nomeou João Cox.  

 
John Albuquerque Forman, um geólogo e veterano do setor de energia, desistiu da indicação.

 
Na assembleia de acionistas de abril, espera-se também a substituição de Segen Estefen.