Políticos e empresários do mundo todo mal acabaram de se explicar sobre os ‘Panama Papers’ e já têm mais um motivo para se preocupar: o ‘Bahamas Leaks’.
 
O Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, em inglês) divulgou uma nova fornada de documentos que apontam diretores e proprietários de 175 mil empresas e ‘trusts’ (alô, Eduardo!) domiciliados na ilha caribenha.

Os dados foram obtidos pelo jornal alemão Süddeustche Zeitung e compartilhados com jornais de todo mundo, que já estão debruçados sobre a papelada.
 
O ‘leak’ começou a vazar desde as 3 horas da tarde, horário do Brasil.

Até agora, nenhum veículo divulgou uma lista com políticos ou empresários brasileiros, mas o jornalista Fernando Rodrigues, que faz parte do ICIJ e fez uma série de reportagens sobre os Panama Papers, garante que há brasileiros na lista. Em um post publicado há pouco, ele disse que “serão conhecidos em breve”.

No Reino Unido, o The Guardian já implicou a ministra do Interior, Amber Rudd, que aparece como diretora de duas offshores entre 1998 e 2000. Numa delas, a Monticello, um dos diretores foi condenado em 2007 por manipulação de ações.

Os dados confirmam ainda que o pai do ex-primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, utilizou a ilha caribenha para pagar menos impostos por meio do fundo de investimento Blairmore, o que já tinha sido revelado pelos documentos do Panamá.

Ainda na Europa, a holandesa Neelie Kroes, que ficou à frente da pasta da Comissão Europeia para assuntos de concorrência de 2004 e 2009, teve seu nome ligado a uma offshore e teve que admitir que infringiu o código de conduta ao não declarar sua participação quando assumiu a vaga (o “lapso”, segundo ela, ocorreu porque a empresa nunca se tornou operacional).

Deste lado do globo, o La Nación já publicou uma matéria hoje ligando a família Macri e dois filhos do ex-presidente Fernando de La Rua a uma holding nas Bahamas. Os políticos disseram ao jornal que os investimentos foram declarados.

A base para pesquisa em todo material de paraísos fiscais já vazada pelo ICIJ está disponível aqui.