A Unico — empresa de referência em identidade digital — se aliou a grandes instituições financeiras como o C6, Neon, XP e grandes bancos para oferecer ao mercado de vendas online uma solução inédita de autenticação.

Batizada de Unico IDPay, a solução valida a identidade com biometria facial e a titularidade do dono do cartão de crédito junto ao banco emissor no momento da compra de forma simples e rápida — a primeira no mundo a utilizar a confiança da identidade digital biométrica com a comprovação de titularidade na origem.

Alguns ecommerces que já usam o IDPay na versão beta tiveram um aumento de 11% no GMV, redução nos custos com mesas de análise manuais, mais segurança nas transações e uma melhor experiência do cliente, evitando frustrações com compras que seriam negadas.

Em alguns varejos em produção, o ganho de vendas com o IDPay já ultrapassa o crescimento acumulado dos últimos três anos.

Anualmente, cerca de R$ 120 bilhões deixam de ser convertidos em vendas, segundo estimativa da Associação Brasileira de Cartões, pois os sistemas não conseguem comprovar a titularidade do cartão e a identidade, rejeitando o comprador.

“O IDPay é a prova de que a cocriação é realmente o caminho para inovação e para gerar valor em toda a cadeia,” disse Diego Martins, o CEO da Unico. “Desde meados de 2021, intensificamos as conversas com os maiores varejistas em vendas digitais para entender como poderíamos evoluir nossas soluções, e identificamos uma importante dor do ecommerce que ninguém ainda tinha resolvido: como recuperar as vendas que, até então, eram perdidas dada à falta de segurança no processo de pagamento usando o cartão de crédito, inclusive quando o comprador usa o cartão de outra pessoa. Conseguimos desenvolver, em conjunto com instituições emissoras dos cartões, uma solução extremamente completa, robusta e inédita no mundo.”

Segundo uma pesquisa da Unico realizada num painel da Offerwise, o cartão de crédito ainda é a forma de pagamento preferida dos brasileiros, responsável por 70% das vendas online.

Para Luis Zan, superintendente de prevenção à fraude na XP, a solução amplia a confiança em todo o ecossistema e melhora a conversão de vendas e experiência dos seus clientes. “É muito comum que os consumidores não entendam o motivo de ter uma compra rejeitada, mesmo tendo limite disponível no cartão e sendo aprovada pelo emissor. Chegam a entrar em contato com os bancos e e-commerce para buscar respostas, o que gera a insatisfação do consumidor e aumento de custo operacional para ambos os lados. Com o IDPay, isso é resolvido.”

O diretor-chefe de segurança da informação do C6, Jose Luiz Santana, reforça um aspecto essencial da solução: a redução de fraudes e a efetivação da venda. “Quando o sistema rejeita uma compra que deveria ocorrer sob argumento de evitar a fraude, ninguém ganha. Assim, decidimos nos unir a essa iniciativa, com apoio e desenvolvimento da Dock, justamente por entender que ela viabiliza maior giro econômico ao aumentar as aprovações de transações no varejo, mantendo a segurança, o que significa também reduzir custos para toda a cadeia envolvida,” disse Santana.

Pedro Conrade, o CEO e fundador da Neon, outra empresa parceira do IDPay, reforça que “a solução sem análise manual para autenticação de identidade e titularidade do dono do cartão irá transformar a forma como as instituições financeiras se conectam com o e-commerce através de melhores experiências. Isso se traduz também em um maior grau de maturidade e eficiência em todos os processos.”

Durante a jornada de desenvolvimento do IDPay, grandes ecommerces foram convidados a participar da construção do produto, com destaque para a 123 Milhas, Novo Mundo e Infracommerce. Já nos primeiros meses de uso, centenas de milhões de reais em GMV foram aprovados com zero fraude, beneficiando milhares de brasileiros que passaram a finalizar suas compras.

O auditor de saúde José Souza aprovou o IDPay ao fazer uma compra de passagens aéreas para viajar com a família. Ele relata que nunca foi vítima de fraudes online, mas por ter amigos e familiares que já passaram pela situação, isso o deixava mais receoso em fazer compras no ecommerce. Quando acessou o site e teve sua identidade autenticada pela biometria e a validação do cartão na hora do pagamento, a preocupação deixou de existir.

“A tecnologia da biometria facilita muito e ajuda a cuidar da segurança digital. Em meio a tantos crimes cibernéticos, confiar em uma empresa que preze pela segurança nas transações financeiras dos clientes, evitando transtornos futuros, é um benefício a mais,” disse.

A nova solução viabiliza ainda a compra usando cartões de terceiros, já que será possível solicitar a autorização do titular do cartão por meio de reconhecimento facial, tornando o processo mais seguro. “Em conversas com nossos clientes, descobrimos que de 20% a 30% das compras são feitas dessa forma e representam uma segmentação de difícil análise para o ecommerce,” destaca Gabriel Pirajá, head de produto do Unico IDPay. O produto emite ainda um conjunto probatório, mitigando também as perdas com a auto-fraude.

Como funcionam o Unico IDPay e seus benefícios

O Unico IDPay combina a segurança da biometria facial para autenticar a identidade do comprador com a confirmação automatizada de que aquele CPF com face autenticada é realmente do titular do cartão de crédito.

Assim, com uma simples selfie, a Unico analisa os dados a partir de uma base de identidades autenticadas e com assertividade garantida para, então, cruzar com informações do emissor do cartão de forma automática.

Para os emissores de cartão de crédito, como C6, Neon e XP, além de melhorar a experiência de seus clientes no momento da compra online, ainda soluciona os problemas envolvidos com contestações de compra, como reclamações ou mesmo perda de clientes quando compras não são aprovadas; altos custos envolvidos nas eventuais contestações e perdas financeiras com a não aprovação de compras confiáveis.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir