Desenvolvido pela Prumo Logística, holding controlada pelo EIG Partners, o Porto do Açu é um modelo inovador para o mercado portuário brasileiro. Os investimentos em infraestrutura somam R$ 20 bilhões. Possui o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil, é responsável por 30% das exportações brasileiras de petróleo, ergue o maior parque térmico da América Latina e abriga a maior base de apoio offshore do mundo. Hoje já são 19 empresas de classe mundial já instaladas no complexo.

Para a próxima década, mais R$ 22 bilhões serão aportados em projetos que incluem a expansão do Terminal Multicargas – importante solução logística para a região sudeste -, ampliação do terminal de petróleo operado pela Vast Infraestrutura com oleodutos e tancagem, construção da térmica GNA II, e sobretudo, projetos de industrialização de baixo carbono.

Porto inovador e sustentável

O Açu é um porto jovem, que já nasceu com os pilares de Eficiência e ESG & Inovação. Possui vocação para atender toda a cadeia de valor de renováveis, da geração de energia à fabricação de equipamentos e logística, e reúne em um só lugar localização estratégica, licenciamento ambiental e condições climáticas ideias e área disponível para construção de parques eólicos offshore e de energia solar, despontando como único empreendimento portuário no país com todos os elementos para liderar a transição para a siderurgia de baixo carbono.

Reserva Caruara: um verdadeiro legado ambiental

A Reserva Caruara, uma unidade de conservação privada do tipo RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), é a maior do Brasil dedicada à preservação de restinga, criada e mantida de forma voluntária pelo Porto do Açu. São 40km² de extensão com a missão de proteger, restaurar e promover a biodiversidade, o turismo local e a educação por meio de ações e serviços que gerem conhecimento científico e benefícios ambientais.

Como parte da preservação deste ecossistema, o Açu também possui o Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Porto do Açu (PMTM) em parceria com o Projeto Tamar, com o objetivo de identificar, proteger e monitorar qualquer ocorrência relativa à espécie Caretta caretta, incluindo os ninhos, desde a desova até o nascimento dos filhotes, e contribuindo de forma expressiva para a conservação do animal. Desde 2012, já são mais de 1 milhão de filhotes liberados ao mar.

Em 2021, o Açu implantou a Sede Caruara, que abriu as portas para o público com uma área cheia de atividades guiadas, ampliando sua atuação com mais ações socioeducativas, criando um polo de ecoturismo na região e fortalecendo as ações de conservação da biodiversidade. Um verdadeiro legado ambiental.

Para conhecer mais sobre nosso portfólio em Renováveis, acesse aqui.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir