Empresas líderes estão promovendo mudanças relevantes em seus negócios para acompanhar as transformações em curso nas diferentes indústrias. Isso tem acontecido através de, por exemplo, fusões, aquisições, parcerias e digitalização do modelo de negócio atual. Uma fonte de valor adicional, contudo, vem se mostrando extremamente relevante: a capacidade de criar e fazer crescer novos negócios ‘do zero’.

Grandes empresas estão conseguindo alavancar alguns dos seus ativos, como base de clientes, atributos da marca, canais de distribuição e capacidade de investimentos para criar e expandir rapidamente novos negócios, com um DNA totalmente digital.

O nascimento desses ‘spin offs’ é permeado pela mentalidade de startup. Eles possuem uma cultura radicalmente diferente, ancorada em um modelo de trabalho com muita agilidade, centralidade no cliente e alta eficiência – geralmente, fatores-chave para o sucesso.

Além disso, o lançamento dessas empresas em um curto espaço de tempo busca superar um desafio comum entre CEOs: acompanhar a velocidade das mudanças do mundo atual. 

Quando realizado de forma adequada, empresas incumbentes que lançam sua própria startup podem criar um novo negócio com uma vantagem competitiva desproporcional, combinando ativos existentes com novos modelos de negócio.

O Leap by McKinsey, iniciativa proprietária dedicada ao tema, realizou uma pesquisa com mais de 90 empresas listadas na Fortune 500 e executivos sêniores para entender melhor como o tema tem sido trabalhado nas maiores companhias globais.

Cerca de 90% dos executivos entrevistados disseram que os empreendimentos em que investiram cresceram significativamente em termos de valor, e 65% constataram uma melhora no preço das suas ações no longo prazo. 

Ainda, nossos estudos mostraram que as empresas que conseguiram lançar novos modelos de negócio com alguma conexão com o seu core business entregaram um retorno aos acionistas até 75% maior em dez anos.

Um novo negócio não apenas impulsiona o crescimento – ele é uma ferramenta estratégica poderosa para reinventar a organização. Atualmente, oito das dez maiores companhias globais são business builders em série. 

No mundo, a McKinsey criou mais de 200 novos negócios digitais, e na América Latina, pelo menos 20 novos negócios digitais nos últimos anos. É o caso da primeira seguradora digital da região, que trouxe uma forma simples, rápida e fácil de proteção para seus usuários.

Na Colômbia, um banco digital foi lançado em apenas seis meses. Parte da velocidade foi alcançada ao agregar 24 empresas parceiras de negócio em diferentes partes da cadeia de valor tanto para acelerar a criação como para reduzir os investimentos iniciais para o lançamento.

Criar seus próprios unicórnios é uma estratégia que pode colocar a empresa muito à frente na batalha da inovação – uma fonte de crescimento que as grandes empresas não podem desconsiderar. 
 
Yran Dias é sócio sênior e líder da prática de Leap (New Business Building) da McKinsey na América Latina.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir