Foi dada a largada para uma ação que vai propiciar avanços inéditos na rastreabilidade da cadeia produtiva de bovinos no Bioma Amazônia. Desde o mês passado, produtores rurais podem se cadastrar na Plataforma Pecuária Transparente, desenvolvida pela JBS, segunda maior indústria de alimentos do mundo e líder global no setor de proteína.

A empresa já monitora seus fornecedores há mais de 10 anos, e, com a nova plataforma, protegida pela tecnologia blockchain, vai permitir aos seus fornecedores estender esse rigoroso monitoramento socioambiental aos seus próprios fornecedores, garantindo segurança dos dados, confiabilidade e buscando engajar produtores. 

O produtor de bovinos que negocia animais diretamente com a JBS vai informar a lista de seus fornecedores de animais na plataforma, desenvolvida pela empresa Ecotrace.

Os dados serão checados de maneira independente e o resultado, registrado na plataforma.

No passo seguinte, produtores credenciados na plataforma passam pela análise de conformidade socioambiental, com base no ‘Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado na Amazônia’, do Ministério Público Federal, e que foi desenvolvido a ONG Imaflora com apoio técnico da JBS. Os critérios observados são os mesmos já utilizados atualmente pela indústria. Obrigatoriamente, todas as fazendas devem seguir práticas de produção em áreas livres de: 

1 – Desmatamento ilegal.  

2 – Invasão de terras indígenas ou unidades de conservação ambiental.

3 – Trabalho análogo à escravidão.

4 – Uso de áreas embargadas pelo Ibama.  

O resultado dessas análises será enviado diretamente ao produtor que vende gado para a JBS, que, pela primeira vez, terá visibilidade da conformidade socioambiental de seus fornecedores de bezerros, garrotes ou gado magro. Com isso, poderá ajudar os parceiros a regularizar as situações quando necessário.

Em nenhum momento a JBS terá acesso a informações sensíveis dessa cadeia, já que o blockchain garante a confidencialidade e a segurança dos dados de terceiros. Isso é fundamental, porque há detalhes das relações comerciais entre os elos da cadeia que são sigilosos.

Todos os fornecedores de bovinos da JBS deverão aderir ao programa até o fim de 2025. Uma ligação importante: no fim de março, a empresa se comprometeu a zerar o balanço das emissões de gases causadores do efeito estufa de toda sua diversificada cadeia de valor até 2040, reduzindo a intensidade de emissões diretas e indiretas e compensando toda a emissão residual. O fim do desmatamento ilegal em sua cadeia da valor é fundamental para atingir essa meta.

Para todo esse movimento será essencial a inclusão de fornecedores proporcionada pelos Escritórios Verdes. A JBS já instalou 13 dessas estruturas, em unidades da Friboi nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia, e que vão ajudar principalmente os fornecedores dos fornecedores da Companhia a regularizar sua situação ambiental.

“O monitoramento dos fornecedores dos fornecedores é uma tarefa complexa, porém possível e um desafio para todo o setor”, explica Renato Costa, presidente da Friboi. Para Márcio Nappo, diretor de Sustentabilidade da JBS, “está em desenvolvimento uma solução robusta, baseada em uma abordagem de melhoria contínua”.

A pecuária já ingressou em caminho sem volta de tecnologia, inovação e sustentabilidade.  

Para acessar a Plataforma Pecuária Transparente clique aqui. 

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir