Um conteúdo

Há meio século no Brasil, o Grupo Carrefour, que agrega as bandeiras Atacadão, Carrefour e Sam’s Club, virou sinônimo de varejo – mas tem uma agenda que vai além das gôndolas dos seus supermercados e atacarejos e mira os próximos 50 anos.
Nos últimos anos, a empresa tem intensificado suas iniciativas de impacto.
Segundo Nelcina Tropardi, a vice-presidente de Assuntos Corporativos, ESG e Jurídico, o Grupo Carrefour Brasil reconhece a importância de assumir um papel de protagonismo em um movimento capaz de promover o desenvolvimento do país e, ao mesmo tempo, reduzir as suas desigualdades.
Ciente desse papel transformador, o grupo varejista estruturou sua estratégia de ESG apoiada em três pilares: Combate à Fome e às Desigualdades, Promoção da Inclusão e Diversidade e Proteção ao Planeta e Biodiversidade.
“Nossas metas são ambiciosas porque acreditamos que o impacto que geramos no Brasil não apenas define o futuro do Grupo Carrefour no país, mas também cria transformações que retroalimentam positivamente tanto a empresa quanto a sociedade ao nosso redor,” disse Nelcina.

Nelcina Tropardi, vice-presidente de Assuntos Corporativos, ESG e Jurídico do Grupo Carrefour Brasil
Essas iniciativas já vêm trazendo resultados. No pilar de Combate à Fome e às Desigualdades, um exemplo é a contratação de inscritos no CadÚnico — principal porta de entrada para o Bolsa Família — em parceria com o Governo Federal.
Desde 2023, mais de 100 mil pessoas foram contratadas, muito acima da meta inicial de 10 mil, o que rendeu ao Grupo o reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome como a empresa que mais empregou beneficiários do programa.
“A contratação dos beneficiários contribuiu para gerar oportunidades no mercado de trabalho para milhares de pessoas, com impacto positivo tanto para elas quanto para a empresa,” disse Nelcina.
O Grupo Carrefour Brasil investe em formação para acesso ao primeiro emprego, a partir da Escola Social do Varejo, programa de inserção ao mundo do trabalho, presente em estados como Bahia e Pernambuco, que já capacitou mais de 10 mil jovens para o mercado de trabalho.
Nas ações voltadas à segurança alimentar e combate à fome, o Grupo Carrefour Brasil doou 6,5 mil toneladas de alimentos – o equivalente a 26 milhões de refeições.
“É um ganha-ganha: ajudamos a alimentar milhares de famílias com produtos seguros para consumo e de qualidade nutricional, reduzindo o desperdício e gerando impacto positivo para todos,” disse Nelcina.
Esta frente de atuação do Grupo também se estende em situações emergenciais e de apoio humanitário, como aconteceu durante as enchentes no Rio Grande do Sul e durante a pandemia.
Durante a pandemia, o Grupo Carrefour Brasil distribuiu 174 mil cartões de vale-refeição e alimentos. Já no Rio Grande do Sul, foram doadas 500 toneladas de alimentos e produtos de primeira necessidade para os gaúchos. Além disso, por dois meses, todas as lojas do estado tiveram preços congelados, dando tranquilidade para o consumo das famílias.
No que tange à promoção da inclusão e diversidade, a varejista pretende ter 50% de pessoas negras em cargos de liderança e 30% de mulheres em posições executivas até 2030.
Os resultados já aparecem: em 2025, a participação de mulheres em liderança alcançou 32,5% e a de pessoas negras 35,5%.
Segundo Nelcina, programas internos de desenvolvimento e liderança, como o Mulheridades (exclusivo para mulheres) e o PODER (voltado a pessoas negras), têm como objetivo acelerar o desenvolvimento profissional e o alcance dessas metas.
Além disso, todos os colaboradores passam pelo letramento racial desde a integração, promovendo conscientização e cultura inclusiva em toda a empresa
No pilar ambiental, o Grupo vem atuando em diversas frentes, reafirmando seu compromisso com a agenda climática e buscando contribuir para a transformação da produção de alimentos.
Um exemplo é o sistema de rastreabilidade da produção de carne bovina, considerado um dos mais rigorosos do Brasil. A empresa monitora via satélite 100% das fazendas produtoras fornecedoras dos frigoríficos e só aceita fornecimento a partir do atendimento aos critérios socioambientais do Grupo.
A varejista tem iniciativas para apoiar a rastreabilidade de fazendas produtoras indiretas, como o apoio e parceria com o governo do Pará e outros atores, onde a companhia vai investir R$ 10 milhões para apoiar programas de rastreabilidade individual e regularização e reintegração dos produtores paraenses.
O Grupo Carrefour Brasil também criou o Comitê de Florestas. Anunciado em setembro de 2022, é formado por especialistas independentes e executivos, esse comitê orienta a estratégia de florestas e proteção da biodiversidade da companhia.
Complementarmente, há um Fundo de Florestas do Grupo no valor de R$ 50 milhões, criado para apoiar iniciativas inovadoras de conservação, rastreabilidade e proteção dos biomas brasileiros.