Não há dúvidas de que as novas tecnologias e o avanço da digitalização trouxeram oportunidades incríveis à liberdade de expressão e aos negócios — do espaço para divulgar ideias divergentes a menos intermediários na transmissão de mensagens e conceitos, passando pela computação em nuvem, o trabalho remoto e novos canais de venda.

Mas qual o preço que pagamos, enquanto sociedade, por estes avanços tecnológicos? A era digital também trouxe zonas cinzentas como a perda de privacidade, as ‘bolhas’ de discussão e a manipulação da informação.

Então, O Digital Limita ou Liberta? 

Esse é o tema que o “Fórum da Liberdade 2021” discutirá nos dias 12 e 13 de abril, desta vez num formato online e gratuito.

Há 34 anos organizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), o Fórum é um dos maiores debates de ideias da América Latina. O evento já trouxe ao Brasil cinco agraciados com o Prêmio Nobel e quase uma dezena de chefes de Estado.

A era digital e o seu negócio

O leque de debates nessa linha é extenso: como as organizações agem (ou reagem) às mudanças trazidas pela digitalização?  É razoável separar as empresas entre online e offline? Qual o efeito do acirramento das discussões políticas na economia e nos negócios? 

Afinal, o digital veio para decretar o fim das empresas mais frágeis, incapazes de acompanhar as tecnologias, ou chegou para dar condições iguais para todos competirem?

Pensando nas carreiras, como ter foco e ser mais produtivo com tantas ferramentas à disposição? Como dar conta da overdose de informações e ter um processo decisório melhor?

Para responder essas questões, o Fórum deste ano convidou: Guilherme Benchimol, fundador da XP; Sergio Furio, fundador e CEO da Creditas; e Alexandre Ostrowiecki, CEO da fabricante de eletroeletrônicos Multilaser e fundador do portal Ranking dos Políticos.

11402 bfc3b089 4875 dbfe 66b7 e4b14cf24ea6

O evento também receberá empreendedores internacionais como Sal Khan, fundador da Khan Academy, que democratizou o acesso à educação de qualidade por meio de videoaulas gratuitas.

Empreendedores que souberam usar as novas tecnologias para gerar negócios compartilharão suas experiências: Luis Vabo, CEO do Além da Facul, professor da Link School of Business e Empreendedor Endeavor; Ricardo Geromel, investidor na 3G Radar, gestora focada em tecnologia e empresas privadas e autor dos livros O Poder da China e Bi.lio.nár.ios; Rachel Maia, uma das executivas mais influentes do Brasil, com passagens por grifes como Tiffany, Pandora e Lacoste; e Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co.

É possível estabelecer limites ao uso de informações privadas sem que as regras asfixiem a inovação e a liberdade? Como escapar de um futuro distópico em que fiquemos espremidos entre o Estado Big Brother e um potencial capitalismo de compadrio das Big Techs? Para lidar com essas questões, William Waack vai entrevistar James Robinson, economista e coautor dos best-sellers Por Que As Nações Fracassam e The Narrow Corridor.

David Feffer, diretor-presidente da Suzano, receberá o Prêmio Libertas, conferido a empreendedores que se destacam no trabalho pela valorização dos princípios da economia de mercado.

Veja aqui a programação completa e faça sua inscrição gratuita no Fórum da Liberdade 2021.

11403 7435948d fa08 3e99 f520 d8b54b03e792

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir