Um conteúdo
Em novembro de 2025, a Amazônia será o centro das atenções globais ao receber, pela primeira vez, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
A COP30, realizada em Belém (PA), reunirá líderes mundiais, cientistas e organizações para discutir os rumos da agenda climática internacional.
Mais do que nunca, o momento evidencia a importância de compromissos de longo prazo com a sustentabilidade, uma pauta que está incorporada à gestão e às decisões de negócio da ALLOS, maior plataforma de shopping centers do Brasil.
Com mais de 50 empreendimentos nas cinco regiões do país, a companhia atua de forma integrada, guiada por 12 metas públicas até 2030 e 2040, que incluem energia 100% renovável, neutralidade de carbono, diversidade em cargos de liderança e apoio a projetos de desenvolvimento local em todos os seus ativos.
É nesse contexto que a companhia se apresenta na COP30.
A ALLOS estará na Blue Zone, espaço oficial de debates, com dois painéis que destacam o papel da iniciativa privada na construção de soluções sustentáveis para o futuro.
Pioneirismo ambiental na Bacia Amazônica
A presença da ALLOS na COP30 dá continuidade a uma trajetória de engajamento em debates climáticos globais.
A companhia já participou de edições anteriores da conferência, sempre reforçando seu papel como agente de transformação urbana e socioambiental.
Agora, em Belém, esse compromisso ganha ainda mais relevância.
Em homenagem à realização histórica da conferência na Amazônia, a companhia antecipou suas metas de sustentabilidade para os quatro shoppings localizados na região, incluindo o Boulevard Belém e o Parque Shopping Belém.

Parque Shopping Belém
As metas corporativas são acompanhadas regionalmente, com planos específicos de execução e monitoramento contínuo.
Em Belém e Manaus, os shoppings já operam com 100% de energia elétrica renovável, 90% de resíduos recuperados e sistemas de reúso de água, avançando também rumo à neutralidade de carbono.
Nos seis primeiros meses de 2025, essas operações deixaram de enviar quase 3 mil toneladas de resíduos para aterros e devem ultrapassar 100 mil m³ de água reutilizada até o fim do ano.

Drive Thru da Reciclagem
“Em 2025, com o Brasil sediando pela primeira vez a COP em Belém, assumimos um compromisso especial. Decidimos antecipar o cumprimento das metas ambientais para os shoppings da Bacia Amazônica como forma concreta de retribuir à sociedade,” disse Paula Fonseca, a diretora Jurídica da ALLOS.
Valorização da região e impacto real
A relação da ALLOS com o Pará vai além da operação dos shoppings no estado.
O CEO da companhia, Rafael Sales, é natural de Belém e conhece de perto a relevância da região. Toda a estratégia para a COP30 foi pensada para valorizar a cultura local e dar protagonismo à população paraense.
Esse olhar se traduz desde a concepção da comunicação visual, desenvolvida pela artista Renata Segtowick, vencedora da 1ª edição do Prêmio Boulevard Moda & Arte em 2024, até iniciativas estruturantes como a compra de créditos de carbono em Paragominas (PA), a expansão de eletropostos e ações de economia circular.
O legado que a ALLOS pretende deixar para Belém vai além do ambiental.
Durante todo o ano de 2025, a companhia estruturou um calendário com mais de 250 dias de atividades nos shoppings de Belém, reunindo ações de educação, cultura e engajamento comunitário.
Entre as ações, estão as aulas de inglês para colaboradores, em preparação para receber o público internacional, uma loja colaborativa de moda sustentável, que reúne artistas e artesãos locais, além de exposições culturais, como a mostra de Emmanuel Nassar, artista paraense que transforma materiais reaproveitados em arte.

Loja colaborativa de moda sustentável
A programação também inclui projetos de grande alcance, como a Jaguar Parade, que conecta arte e conservação ambiental; a exposição CoralVivo, que sensibiliza o público para a preservação dos ecossistemas marinhos e uma parceria com a National Geographic, que oferece um circuito educativo e sensorial sobre clima e biodiversidade, gratuito e aberto à população.

Jaguar Parade
Com essa atuação integrada e metas acompanhadas de perto por uma governança sólida, a ALLOS demonstra que sustentabilidade não é discurso, mas parte da estratégia e da gestão do negócio.
“A COP30 coloca a Amazônia no centro do mundo. Para nós, que temos raízes aqui, é também a oportunidade de mostrar que é possível equilibrar desenvolvimento, sustentabilidade e cultura para gerar impacto real. Esse é o legado que queremos construir,” disse Rafael Sales, CEO da ALLOS.
Em destaque o Shopping Boulevard Belém.






