Histórias reais de mulheres que enfrentaram diferentes desafios em suas vidas são uma inspiração para uni-las e para mobilizar outras a buscarem seus objetivos.

Para dar luz a esse tema e inspirar mulheres pelo mundo todo, a jornalista e comunicadora Christiane Pelajo lançou, como coautora e coordenadora editorial, a obra Uma sobe e puxa a outra, um best-seller que já está em seu segundo volume e mostra as conquistas de 113 mulheres exemplos em suas áreas de atuação.

Christiane é a convidada especial do episódio #174 do Insights, o podcast do Bradesco. Em uma conversa com a diretora-executiva do Bradesco, Glaucimar Peticov — prefaciadora do volume 2 — e com a superintendente-executiva de comunicação do Bradesco Atacado, Chris Botan, Christiane revela os motivos e propósitos que a levaram a deixar a televisão e quais são os projetos que ela tem conduzido nesse pilar de transformação.

Na conversa, ao discutir o desafio que elas enfrentam no mercado de trabalho, Glaucimar lembra que há diversas mulheres que foram e são inspiração para quem faz sucesso em sua área de atuação hoje. E que também é preciso ser exemplo para as próximas gerações.

“Quando falamos que ‘uma sobe e puxa a outra’, queremos demonstrar a importância de se abrir portas, muitas vezes segura-las abertas e criar pontes. Podemos ser exemplo e, principalmente, ser inspiração para outras pessoas,” disse.

Para elas, é preciso ganhar o protagonismo dessa mudança e impulsionar mais e mais ações nessa linha. Christiane participa de uma rede que conecta mais de 300 mulheres de grandes empresas e diferentes negócios. Já Botan e Glaucimar participam de ações dentro e fora do mercado financeiro também com esse objetivo de sororidade.

Ao longo dos trabalhos, elas percebem que as mulheres ganham cada vez mais força para ocupar os espaços que quiserem na sociedade.

Vale lembrar que a luta por mais equidade de gênero não deve ser restrita a elas. Os homens podem e devem estar juntos e fazer parte ativamente desse processo de transformação social.

“Não é concorrência. É isso que precisamos ter sempre em mente. Estamos falando de um processo de transformação, de evolução que merece ser exercitado diariamente. E ter clareza do que estamos fazendo para mudar essa história para que as novas gerações tenham oportunidades e escolhas, ” diz a diretora-executiva do Bradesco.

Christiane vê as redes sociais como aliadas no debate sobre pluralidade e diversidade, já que através delas todos podem se expressar, não restringindo a voz às companhias. Ela, que também trabalha com comunicação corporativa, considera que saber se posicionar e se comunicar melhor é essencial para chegar ao sucesso, fazendo com que mais mulheres cheguem a posições de liderança e melhorem sua performance em diferentes projetos.

“Quantas vezes a mulher se sabota achando que é incapaz para assumir uma determinada função? É nessas horas que ter alguém que a estimule fará toda a diferença. Quando você se questiona se já passou por isso, provavelmente, vai encontrar várias lembranças. E, mais do que isso, vai também lembrar de gente que te empurrou ou que até mesmo te desestimulou,” destaca Botan.

Confira mais sobre o tema no Insights #174.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir