Um conteúdo
A Gerdau está de volta à Cidade do Rock.
A parceria entre a maior produtora de aço (e líder na reciclagem de sucata metálica) na América Latina e o Rock in Rio retorna na edição histórica e comemorativa de 40 anos do evento — unindo sustentabilidade, inovação e impacto social.
A renovação da parceria reforça a estratégia de posicionamento de marca da Gerdau, uma indústria B2B que produz um produto essencial e está buscando se tornar cada vez mais B2P — ou seja, business to people.
O objetivo é ‘descomoditizar’ o aço para a sociedade.
No Rock in Rio, a Gerdau preparou três grandes iniciativas: a montagem do Palco Mundo, o maior da história do festival, com aço 100% reciclável; uma parceria com a grife de óculos Chilli Beans; e atividades interativas que visam estimular e conscientizar sobre a importância da reciclagem.
Gustavo Werneck, o CEO da Gerdau, disse que a parceria com o Rock in Rio vai aproximar ainda mais a empresa e o aço da sociedade, ressaltando os diferenciais desse produto, especialmente na sustentabilidade.
“O mesmo aço que foi utilizado em 2022 será moldado e transformado em um novo Palco Mundo, dando mais uma vez visibilidade a mais de 1 milhão de pessoas que fazem parte da cadeia de reciclagem no País,” disse o CEO.
Como parte do projeto, a Gerdau fechou ainda uma parceria com a Chilli Beans para criar uma coleção exclusiva de óculos usando materiais recicláveis e cujo design vai dialogar com o Palco Mundo.
Palco Mundo: maior e mais sustentável
O Palco Mundo — o grande símbolo do festival, onde grandes artistas da música nacional e internacional se apresentarão — contará novamente com o aço 100% reciclável da Gerdau.
Nesta edição, a cenografia será ainda mais moderna, com cerca de 200 toneladas do material, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a economia circular.
A estrutura do palco será maior, com 860 metros quadrados, 104 metros de largura e 30 metros de altura, equivalente a um prédio de 10 andares, e contará com seis telões de LED, marcando um novo recorde histórico do festival, que teve início em janeiro de 1985.
Além disso, a cenografia será composta por 86 módulos contendo aço Gerdau, pesando 550 kg cada — tudo produzido a partir de sucata metálica.
“O Palco Mundo será o principal ponto de encontro do evento e um exemplo da aplicação do conceito de reciclagem em grande escala, com o aço presente em sua estrutura tendo sido usado no festival em 2022 e podendo ser reaproveitado em futuras edições,” disse Werneck.
Ativações para conscientizar
Para contar mais detalhes da jornada do aço, ajudando a desmistificar o produto e conscientizar sobre a sustentabilidade, a Gerdau criou uma série de ativações e atividades interativas — com três espaços físicos na Cidade do Rock.
Na estrutura localizada no gramado e disponível para todo o público, o foco será aprofundar o papel das recicladoras. Por meio de “máquinas de reciclagem”, semelhantes às máquinas de “pegar ursinhos”, os participantes poderão coletar itens que podem se transformar em sucata, fazendo uma alusão a uma das etapas do processo de reciclagem.
Quem concluir essa atividade com sucesso ganhará um brinde: uma réplica em miniatura do Palco Mundo, feita de aço Gerdau em formato de pingente, além de outras surpresas. Em algumas bolinhas haverá também o desconto de 10% na compra do óculos produzido em parceria com a Chilli Beans.
Os visitantes poderão ainda conhecer uma réplica em tamanho real de um carro de Fórmula 1, construído com 1,4 tonelada de sucata metálica.
A cópia fiel do carro — além de celebrar o patrocínio da Gerdau como aço oficial do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 — reflete a matriz produtiva sustentável da companhia, que utiliza a sucata metálica como matéria-prima em mais de 70% de sua produção.
Os óculos de aço
Na parceria com a Chilli Beans, a Gerdau criou uma coleção com óculos feitos de aço 100% reciclável.
O design é inspirado na cenografia do Palco Mundo e todos os modelos estarão disponíveis nos pontos de venda da Chilli Beans na Cidade do Rock ou no site da empresa.
20% do valor das vendas será destinado ao projeto Favela 3D, uma iniciativa voltada para o desenvolvimento social e econômico do Morro da Providência, no Rio de Janeiro, promovida pela Gerdau e Rock in Rio em parceria com a ONG Gerando Falcões e a Fundação Volkswagen.
Favela 3D
O Favela 3D tem como objetivo impactar a vida das famílias que moram no Morro da Providência, nas áreas do Buraco e Sessenta, além de levar dignidade, digitalização e desenvolvimento às favelas do Brasil.
A segunda edição irá somar forças para fazer a diferença na vida de 250 famílias, ou 1.800 pessoas, que vivem na região e serão beneficiadas pelas iniciativas, que fortalecerão o desenvolvimento social e a geração de renda, utilizando uma abordagem escalável e sustentável para a transformação na região.
O objetivo é impactar as famílias com trilhas de qualificação profissional.