Um conteúdo
Líder no segmento de educação médica, a Afya tem sido um dos maiores destaques entre as empresas de educação do País.
Com forte geração de caixa e capacidade de investimento devido a baixa alavancagem, registrada em 1,3x dívida líquida por EBITDA ajustado no fechamento de setembro, a companhia reafirma sua solidez e eficiência financeira. Esses resultados consistentes, aliados à inovação e ao alto impacto social, vêm chamando a atenção de alunos, médicos e do mercado.
“Nossa missão é ser parceiro dos médicos em todas as fases de suas carreiras,” disse o CEO Virgilio Gibbon no Afya Day que aconteceu em outubro de 2024 em São Paulo e onde iniciativas, resultados e projeções foram apresentadas.
A revista Time, apontou a Afya como a terceira edtech mais inovadora do mundo – a apenas dois pontos de distância da líder. Esse DNA inovador está presente em todas as áreas de atuação: da graduação ao desenvolvimento de soluções para a prática médica.
Graduação
Na graduação, a Afya conta com 37 unidades – sendo 32 delas com cursos de medicina.
A qualidade do ensino é um forte diferencial não só pelas avaliações positivas do MEC como também é refletida na alta concorrência do vestibular e no aumento de matrículas via transferências externas após aquisições com a chegada da marca Afya na região, como, por exemplo, a aquisição da Unidom, de Salvador, realizada em 2024.
Para alcançar esse reconhecimento, a Afya conta com uma matriz curricular com foco em inovação, tecnologia e integração curricular entre todas as IES do país. Todos os alunos possuem a mesma formação, independentemente da faculdade onde escolham estudar.
Segundo o CEO, a Afya estimula e utiliza tecnologias de ponta embarcadas em aula desde o primeiro período do curso de medicina – proporcionando uma formação alinhada às demandas reais da prática médica e às necessidades dos principais empregadores do setor de saúde, que também são parceiros e clientes do ecossistema da Afya
Hoje, a Afya possui três centros de simulação acreditados pela Society for Simulation in Healthcare, a maior organização do mundo dedicada a simulações médicas. Trata-se da única instituição de ensino no Brasil a ter esse reconhecimento.
“Nossa metodologia ativa coloca o aluno no centro do processo de aprendizado, dando protagonismo e preparando-o desde o primeiro dia em ambientes seguros e assistidos com experiência prática desde o 1º semestre do curso,” disse Gibbon.
Depois que o aluno de medicina se forma, começa o caminho para especialização e a Afya quer estar próxima dele também depois do último dia da faculdade.
Educação Continuada
O conteúdo de medicina dobra a cada 73 dias. Pensando nesta grande necessidade de atualização, a Afya criou uma área totalmente dedicada à educação continuada, que integra desde os cursos de pós-graduação médica e programas de mentoria até cursos preparatórios para residência e iniciativas focadas no aprimoramento de habilidades técnicas.
Atualmente, a Afya conta com 20 unidades de pós-graduação, mais de 70 cursos de pós-graduação, aprimoramento e demais modalidades, alcançando mais de 5 mil alunos matriculados.
A Afya lançou recentemente um curso de imersão em IA – desenvolvido pela própria equipe médica da empresa e com foco nos profissionais da saúde. A iniciativa já atraiu mais de mil profissionais.
“A Afya oferece uma jornada completa e unificada para os estudantes e profissionais médicos, acompanhando-os ao longo de suas carreiras em um relacionamento contínuo e de longo prazo,” disse o CEO.
Para alcançar essa fidelização, a empresa enxerga a vertical de soluções para prática médica como fundamental para melhoria da assertividade, da produtividade e da qualidade de vida dos médicos.
Soluções para prática médica
Nos últimos cinco anos, a Afya investiu cerca de R$ 500 milhões em M&As de healthtechs – como soluções de suporte à tomada de decisão clínica, prescrição médica e soluções de gestão de clínicas.
Um exemplo dessa investida é o Afya Whitebook, que é a ferramenta mais utilizada no Brasil para suporte às decisões clínicas dos médicos.
Funciona assim: a ferramenta oferece ao médico todas as informações necessárias para suporte ao diagnóstico de paciente, auxiliando na assertividade do tratamento.
Hoje, a Afya Whitebook já impacta 55 milhões de consultas por ano e recebe 21 milhões de buscas por conteúdos médicos todos os meses.
No total, o ecossistema da Afya alcança 320 mil usuários todos os meses. A empresa desenvolve uma série de soluções B2B com foco em farmacêuticas, hospitais e laboratórios, que são grandes empregadores dos médicos que são formados na graduação e na educação continuada.
O fortalecimento do relacionamento do ecossistema de médicos com a indústria de saúde cria valor para ambos e reforça a virtuosidade do ecossistema. “Estamos na vanguarda da transformação digital em saúde, criando soluções disruptivas que conectam médicos e a indústria, sempre com o foco em empoderar o profissional médico,” disse Gibbon.
Impacto
Além de ganhos financeiros e de eficiência, uma preocupação da Afya é criar um impacto positivo com a sua operação. E a empresa decidiu mensurar isso.
Neste ano, a empresa escolheu 20 municípios e o período entre 2004 e 2021 para entender a relação direta entre o aumento da densidade médica e a redução das taxas de internação e de mortalidade.
O primeiro número já chamou a atenção: em 2021, 3,9 mil médicos haviam se fixado nesses municípios, o que representou um aumento de 12% no número de médicos a cada mil habitantes.
E os resultados relacionados à saúde foram ainda mais impactantes.
Houve uma redução de 15% em casos de internação por doenças preveníveis por imunização e condições sensíveis. No caso de mortes por doenças sensíveis à atenção primária, o estudo calculou uma redução de 14%, enquanto o número de óbitos referentes às doenças preveníveis por imunização caiu 20,5%.
“Nosso impacto não é pontual, é uma mudança de longo prazo e duradoura na realidade da saúde da população onde atuamos,” disse Stella Brant, vice-presidente da Afya.
A Afya está comprometida em aumentar esse impacto. A companhia anunciou a meta de oferecer 5 milhões de atendimentos gratuitos de saúde até 2030 – um compromisso público dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.
Para isso, a Afya vai aumentar de 20 para 27 o número de ambulatórios próprios em que a empresa realiza consultas em áreas como psicologia, fisioterapia, odontologia, entre outros.
“A adesão ao ODS 3 destaca como é possível alinhar os objetivos do nosso negócio a um propósito significativo, gerando um impacto duradouro nas populações que atendemos e promovendo mudanças de longo prazo na qualidade de vida, na saúde das comunidades e na vida dos médicos, para que todos possam viver o melhor da medicina,” disse Stella Brant.