Daniel Castanho, presidente do conselho de administração da Ânima, apresenta um novo jeito de pensar e praticar o ensino, em que o aluno é protagonista do seu aprendizado. Ele é o entrevistado desta semana do Insights, o podcast da Bradesco Asset Management.


Em muito pouco tempo o aluno será o protagonista do seu aprendizado, o conteúdo será personalizado e o professor será o indutor do conhecimento.
 
O diagnóstico é de Daniel Castanho.  Filho de educador e também professor nos primeiros anos de carreira, Daniel hoje está à frente de um grupo educacional com mais de 140 mil alunos em oito estados brasileiros e em praticamente todas as áreas do conhecimento em ciências humanas, exatas e biológicas. A Ânima administra, no Brasil, as grifes HSM, a escola de gestão e negócios, e Le Cordon Bleu, a mais respeitada instituição de ensino em gastronomia do mundo. 

Daniel acredita que a educação nunca mais será a mesma, independentemente da covid-19. 
 
“A escola vai ser personalizada. Você vai aprender por um propósito, um projeto, algo que tenha significado para você. E dentro da universidade, você vai definir seu próprio percurso formativo. Não vai mais entrar em um curso de administração, de engenharia. Vai entrar na universidade, pegar aquelas cinco mil competências e escolher e redefinir sua trajetória. E isso vai valer para a escola”, afirma. “A escola precisa desenvolver o empreendedor. Empreendedor não é o cara que tem empresa. Empreendedor é quem trabalha por um propósito, trabalha para ele mesmo, que trabalha por um sonho. Esta é a grande revolução e transformação da escola”.
 
No Insights, Daniel conversou sobre o assunto com o diretor-executivo do Bradesco, Renato Ejnisman, e Priscila Forbes, sales da BRAM.

Ele acredita que combater as históricas dificuldades da educação brasileira passa por uma parceria entre os setores público e privado. “Hoje meus filhos fazem trabalho com alunos da própria escola. Mas imagine que o grupo pode ser alguém de São Paulo, alguém de Recife, de Porto Alegre. A grande revolução é quando metade dos alunos forem de escola pública e metade forem de escola privada. Aí fazemos uma transformação. Aí você aumenta a diversidade”, diz.

Na conversa, que trata também da influência do professor neste novo cenário, Renato Ejnisman lembrou do papel desempenhado pelo Bradesco como indutor da educação, seja pelos mais de 100 mil estudantes da Fundação Bradesco, seja pelos cursos oferecidos pela Unibrad, a universidade corporativa do Bradesco para formação de seus profissionais.

“O que a gente faz é investir em educação para transformar as pessoas do Bradesco para atender as necessidades dos nossos clientes”, disse Renato. A Fundação Bradesco é a maior acionista do Bradesco e é por meio dela que o grupo incentiva a educação em todo o Brasil. 


Sobre o Insights

“Insights”, o podcast da Bradesco Asset Management, traz ideias que provocam um novo jeito de pensar, levantam discussões e inspirações no mundo dos investimentos. 
 
Um novo episódio do Insights está disponível todas as semanas no Spotify


Sobre a Bradesco Asset Management

A Bradesco Asset Management (BRAM) está entre as três maiores gestoras do Brasil e é a Melhor Gestora de Fundos para o Varejo pelo Guia de Fundos de Investimento da Exame (2020).

Reunimos a experiência de mais de 77 anos do Bradesco a gestores especializados e experientes que cuidam de um portfólio completo e diversificado. Nossos fundos são geridos por profissionais altamente qualificados focados em entregar o melhor resultado para o investidor, mantendo a excelência em análises e rigorosos controles de risco e mensuração.

Somos reconhecidos com a maior classificação internacional em qualidade de gestão pelas três grandes agências de rating mundiais: Fitch, Moody’s e S&P. 

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir