Um conteúdo
No Brasil, aproximadamente 73 milhões de pessoas não têm acesso à atenção básica de saúde, segundo levantamento realizado pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS).
Um dos grandes desafios é a formação de profissionais qualificados na área, especialmente nas regiões mais remotas do país.
Diante desse cenário, a Pague Menos, uma das poucas redes a estar presente em todos os estados do País, passou a oferecer um benefício inédito para 100% de seus mais de 26 mil colaboradores – incluindo dependentes – que busca ampliar a capacitação do seu quadro de colaboradores para atender o crescimento do negócio e ampliar a atuação de farmacêuticos no atendimento à população.
A iniciativa, em vigor desde dezembro de 2024, funciona por meio de uma plataforma que conecta os colaboradores e dependentes a instituições de ensino e possibilita o acesso a educação de qualidade e ilimitada.
Entre a ampla oferta de cursos oferecidos, estão justamente os da área da saúde, como Farmácia, base para atuação dos colaboradores que desejam fazer parte dos mais de 1.000 hubs de saúde da rede Pague Menos.
Mas, para conseguir atender a toda essa demanda – afinal, a Pague Menos conta com mais de 26 mil colaboradores – a rede foi atrás de parceiros e passou a utilizar a ferramenta da Unico Skill.
Trata-se de uma plataforma abrangente de capacitação pessoal e profissional, com mais de 16 mil opções de cursos, incluindo idiomas, graduação, pós-graduação, certificações técnicas, mentorias e formações livres.
Segundo a vice-presidente de gente, cultura e sustentabilidade da Pague Menos e Extrafarma, Rosi Purceti, a solução escolhida pela rede dá liberdade para o colaborador, já que não o obriga a optar por cursos de áreas específicas.
“É uma extensão do nosso compromisso com a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento do trabalhador. Tudo isso, promovendo a liberdade de escolha e autonomia para os nossos colaboradores,” disse Rosi.
“A empresa paga um valor fixo mensal por colaborador, que escolhe o curso no catálogo, de maneira ilimitada e sem burocracia,” disse o CEO da Unico Skill, Joca Oliveira. “Se existe plano de saúde e vale-refeição, agora existe também um benefício voltado à educação”.
São mais de 50 instituições de ensino renomadas, nacionais e internacionais, como a Universidade Cruzeiro do Sul, Estácio de Sá, Coursera, Udemy, PUC, Cambly e USP, entre diversas outras, que oferecem graduação, pós-graduação, idioma, mentoria e cursos de tecnologia.
A executiva da Pague Menos aponta que a iniciativa ajuda “a ampliar o acesso da população a serviços essenciais e contribuir para a construção de um futuro ainda mais promissor, incentivando cada funcionário a realizar seus sonhos pessoais e profissionais.”
Hoje, 60% dos farmacêuticos da rede foram capacitados com outras bolsas de estudo oferecidas pela empresa.
Com o novo benefício, a expectativa é que esse número cresça significativamente, impactando diretamente na qualidade do atendimento e na democratização dos serviços de saúde, em especial nas regiões Norte e Nordeste, onde a Pague Menos é líder de mercado.
Além disso, a iniciativa funcionará como acelerador da preparação do time de colaboradores para atender à demanda de crescimento da companhia no setor.
Segundo Rosi, a Pague Menos visa fomentar o desenvolvimento dos seus colaboradores para escalar e acelerar a carreira de cada um deles, para que, futuramente, assumam cargos mais altos, ou até mesmo outras oportunidades profissionais.
“A educação é o caminho para isso. Por esse motivo, modelamos algo totalmente inovador para permitir a real democratização desse processo,” disse a executiva.
“Queremos ir além de oferecer produtos e serviços e formar profissionais que possam transformar a realidade de suas vidas e que possam fazer movimentações profissionais, em linha com o crescimento do negócio,” disse ela.
Essa iniciativa deve trazer um impacto profundo nos negócios da Pague Menos – tanto em retenção de colaboradores como em aumento da produtividade, que é uma das principais dores do País.
Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), 64,9% das empresas apontam que conseguir mão de obra qualificada é a principal dificuldade enfrentada na contratação e retenção de pessoas. Por outro lado, o auxílio-educação é o segundo benefício mais desejado por profissionais no Brasil, de acordo com o levantamento How to Learn, feito pela Mind Miners.
Ou seja, com uma estratégia de negócios voltada para o impacto social, a Pague Menos se posiciona como uma empresa pioneira, liderando iniciativas que conectam o desenvolvimento de pessoas ao fortalecimento do setor de saúde e à economia do País.