O CEO do JP Morgan no Brasil, José Berenguer, ficou no topo de uma lista dos 50 principais executivos com ações efetivas em apoio à causa LGBT em 2019. 

Berenguer está em Londres hoje recebendo o prêmio de “aliado.” 

É o único brasileiro da lista, num país em que o envolvimento pessoal do CEO contra a discriminação LGBT ainda é raro.

Um “aliado” é alguém que não se identifica como LGBT mas que apóia os esforços de inclusão e diversidade.  

A lista é feita pela INvolve UK, uma consultoria inglesa de inclusão e diversidade, e apoiada pela Yahoo Finance, que noticiou o prêmio.

Todos os nomeados devem ser executivos não-LGBT com comprovado apoio à inclusão. As nomeações são julgadas por um painel que avalia cada pessoa com base em sua influência, impacto nas pessoas dentro e fora do local de trabalho e realizações no negócio.

O JP Morgan Brasil foi o primeiro banco brasileiro a obter o selo ‘Empresa Amiga da Diversidade’ no País.  

No ano passado, Berenguer organizou uma carta aberta pedindo aos candidatos presidenciais que apoiassem ​​a inclusão LGBT.  A carta foi assinada por 35 empresas e ONGs.

Como CEO do JP Morgan, ele também ajudou o Itaú Unibanco e a B3 a lançar suas redes LGBT, o que contribuiu para a criação do OUTstand, um grupo de pessoas LGBT no mercado financeiro brasileiro. O grupo foi co-fundado pelo JP Morgan, Bloomberg, Goldman Sachs e Bank of America e hoje compreende 12 instituições financeiras.

“Isso se tornou uma questão estratégica para o banco,” diz o diretor de RH do JP Morgan, Henrique Szapiro. “Notamos que se fizéssemos mais para mostrar que somos uma instituição aberta, conseguiríamos atrair talentos que outros não atrairiam nem estariam preparados para receber.” 

Hoje o banco tem um calendário quase diário de iniciativas — incluindo cafés da manhã, painéis e feiras de recrutamento — voltadas para o público LGBT.

Já na lista dos 100 executivos LGBT elaborada pela INvolve UK constam dois brasileiros: Eliezer Silveira Filho, CMO da Azion Technologies e ex-Stefanini; e Luiz Felipe Centeno Ferraz, sócio do escritório Mattos Filho.