A Amazon é a segunda instituição com a melhor avaliação por parte dos população dos EUA — à frente do FBI, do Centro de Controle de Doenças (CDC), da Suprema Corte e da OTAN.

Os dados fazem parte de uma pesquisa do The Harris Poll, uma empresa de pesquisa de mercado que ouviu 2.000 pessoas. A pesquisa é de junho passado, mas voltou a circular hoje no Twitter depois que Scott Galloway fez menção a ela.

Segundo a pesquisa, 72% dos americanos têm uma visão ‘favorável’ sobre a Amazon, sendo que 35% têm uma visão ‘muito favorável’ — talvez como resultado da conveniência e das economias que o modelo de negócios de Jeff Bezos trouxe ao americano médio, com todo o downside que isso possa ter criado para o varejo tradicional.

A Amazon só ficou atrás das Forças Armadas, sobre as quais  78% dos americanos têm uma visão favorável.

O estudo mostra ainda que apenas 8% das pessoas têm uma visão ‘muito desfavorável’ sobre a Amazon, enquanto outros 2% — surpreendentemente — disseram que nunca ouviram falar da empresa. (Provavelmente, pessoas que vivem numa cabana em Idaho.)

Outro dado curioso é a percepção dos americanos sobre a China. Segundo a pesquisa, a China foi a “instituição” sobre a qual os americanos mais têm uma percepção desfavorável, à frente até do grupo terrorista Hamas e do grupo de extrema-esquerda Antifa.

No levantamento, 62% dos americanos disseram ter uma visão ‘desfavorável’ sobre a China (38% ‘muito desfavorável’, e 24% ‘desfavorável’).

Para o Hamas, os números ficaram em 43% (31% ‘muito desfavorável’ e 12% ‘desfavorável’).