A Lojas Americanas lidera as quedas do Ibovespa, despencando mais de 11%. 

A retração de hoje se soma à de ontem, quando o papel já havia perdido outros 7%.

A ação está pressionada pela perspectiva de resultados ruins no terceiro trimestre, com o cenário macro mais desafiador prejudicando todo o setor.

Num relatório esta manhã, a XP alertou sobre o setor de ecommerce. 

“Não esperamos recuperação de margens, já que a receita pressionada impede uma alavancagem operacional mais robusta, levando as empresas a prejuízos e queima de caixa,” escreveu a analista Danniela Eiger.

Para a Americanas, ela disse que espera “resultados fracos dado que a receita deve surpreender negativamente e a lucratividade será pressionada pela desalavancagem operacional, levando a uma queima de caixa.”

A XP estima uma queda de 9% no GMV do terceiro tri da Americanas, com o bom resultado das lojas físicas (alta projetada de 12%) não sendo suficiente para compensar a queda de 15% das vendas online.  

O maior detrator do resultado deve ser as vendas 1P, que são concentradas em eletroeletrônicos, uma categoria que vem sofrendo muito com a alta dos juros. 

A XP também disse que espera uma margem bruta de 31,5% (estável na comparação anual), mas uma queda de 1,4 pontos percentuais na margem EBITDA. No bottom line a expectativa é de um prejuízo de R$ 344 milhões. 

Em menor grau, a queda da Lojas Americanas está sendo acompanhada por outros nomes do setor. 

Às 12h, a Via Varejo caía 6,5% e a Magalu, 5,3%. 

UPDATE: a ação fechou em queda de 13,77%.