A Ambipar disse agora à noite que Carlos Piani será o novo chairman da companhia – um passo do fundador Tércio Borlenghi Júnior para fortalecer a governança de uma companhia cada vez mais multinacional e complexa.

“Depois de cuidar do E em ESG, vou cuidar mais do G,” disse Tércio, que começou a companhia há 27 anos com um operação de aterro e gestão de resíduos para indústrias na região de Ribeirão Preto.

Tércio – que continua muito envolvido no dia-a-dia da operação – tem 56% do capital da companhia, que tem um market cap de R$ 2,2 bi. O free float é 44%.

Carlos PianiA aproximação com Piani existe há cerca de dois anos, quando a Ambipar e a HPX Corp. — o SPAC cujos sponsors eram Piani, Rodrigo Xavier e Bernardo Hees — começaram a conversar sobre uma potencial combinação estratégica.

Aquelas conversas culminaram na fusão entre a HPX e a Response — o negócio de resposta a emergências ambientais da Ambipar.

Piani está sendo nomeado board member pelo próprio conselho, entrando na cadeira de Yuri Keiserman, o ex-diretor de M&A da Ambipar que recentemente se tornou o CEO da Response.

“O negócio com a HPX deu tão certo que resolvemos estreitar mais os laços para tentar voos mais altos,” disse Tércio.

Piani traz a experiência de haver trabalhado em três indústrias. Foi CEO da Equatorial Energia, onde ainda serve como chairman, e comandou a PDG Realty. Na Kraft Heinz, foi vp de M&A e liderou a operação da companhia no Canadá, hoje um mercado relevante para a Response.

Como sócio da Vinci Partners, Piani serviu nos boards da Unidas, Burger King Brasil e Le Biscuit, todas investidas da gestora.

Desde seu IPO em 2020, a Ambipar já fez mais de 40 aquisições e hoje tem exposição a clientes de diversos setores em múltiplas geografias.  “Isso requer uma evolução da governança para lidar com essa complexidade maior,” Piani disse ao Brazil Journal.

Tércio disse que, este ano, “vamos dar uma segurada nos M&As, estamos olhando só coisas pontuais e estratégicas, e estamos olhando mais para dentro.”

A ação da Ambipar fechou o dia a R$ 19,14, perto da mínima histórica.