A Amazon planeja lançar seu cartão de crédito no Brasil com um pacote de benefícios agressivo que chamou a atenção do mercado.

A gigante do ecommerce pretende oferecer um cartão sem anuidade e com um cashback de 3% nas compras feitas na Amazon para os clientes não-Prime e de 5% para os clientes Prime. 

O cartão também dará 2% de cashback em qualquer compra feita em farmácias, restaurantes, entretenimento, viagens e em compras internacionais. Nos demais estabelecimentos, o cashback será de 1%.

Outro benefício: o cartão vai permitir parcelar as compras em até 15x.

A dúvida no mercado é se essas condições são apenas promocionais, feitas para chamar a atenção para o lançamento do produto. Quando o Magalu lançou seu cartão, ele também oferecia um cashback maior nas compras em suas lojas e um cashback de 2% nas compras em outros estabelecimentos. Depois, a varejista reduziu os benefícios. 

Um executivo do varejo nota que esse é um produto difícil de rentabilizar, já que não há cobrança de anuidade e a inadimplência tende a ser maior do que a dos clientes que já estão na base.

“Ninguém conseguiu fazer funcionar essa estratégia de mar aberto – com rentabilidade – que não seja o Nubank,” disse esse executivo. 

O cartão da Amazon será emitido pelo Bradesco e terá a bandeira Mastercard. O anúncio foi feito na semana passada por meio de uma página dedicada no site da empresa. Os clientes já podem se cadastrar para entrar na fila de espera.

Os termos parecem agressivos quando comparados com os de outros players.

O Magalu, por exemplo, oferece 2% de cashback – e apenas nas compras em seu site; já a Via – dona das Casas Bahia e do Ponto – não tem esse benefício, mas dá descontos em alguns serviços, como cinema. Players financeiros como XP e Inter oferecem cashback de 1% em seus cartões de crédito para todas as compras.

O Mercado Livre não oferece cashback, mas as compras com o cartão acumulam pontos que podem ser trocados por descontos. 

A Renner oferece cashback de até 10% em compras de algumas marcas específicas, mas apenas no “Meu Cartão”, que cobra uma anuidade de cerca de R$ 232.

Todos os cartões de varejistas também permitem parcelamentos mais longos, de 18 a 30 meses. 

Nos Estados Unidos, a Amazon já oferece um cartão com cashback em pontos, que podem ser usados em compras no site ou para trocar por dinheiro, gift cards ou benefícios de viagens.