A Amazon fez ajustes em algoritmo de busca para dar mais relevância a produtos mais lucrativos para a empresa. A medida foi contestada internamente por favorecer as próprias marcas da Amazon.
 
As informações são do The Wall Street Journal, citando pessoas que trabalharam no projeto.
 
“No final do ano passado, a Amazon otimizou o algoritmo secreto que ranqueia as listagens, de modo que, em vez de mostrar aos clientes principalmente as listagens mais relevantes e mais vendidas — como fazia há mais de uma década — o algoritmo também dá um empurrão nos itens mais lucrativos para a companhia,” disse o jornal. 
 
Segundo as fontes, a mudança no algoritmo colocou em lados opostos os executivos do varejo da Amazon (que ficam em Seattle) e a equipe de search da empresa, conhecida como A9, em Palo Alto.  O A9 se opunha à mudança.

A barra de busca da Amazon é a maneira mais comum dos americanos encontrarem produtos online, e a maioria das compras acontece já na primeira página de resultados, diz o WSJ.  Ou seja, qualquer alteração no algoritmo pode fazer um produto estourar ou morrer.

A notícia vem no momento em que EUA e União Europeia investigam o duplo papel da Amazon como operadora de seu marketplace e vendedora de seus próprios produtos. 
Segundo o WSJ, os advogados da Amazon rejeitaram uma proposta inicial de adicionar o parâmetro “lucro” diretamente ao algoritmo, dizendo que a mudança poderia criar problemas com os reguladores antitruste.
Já para a equipe de pesquisa da Amazon, o uso daquele parâmetro viola o princípio da empresa de fazer “o que é melhor para o cliente”, as pessoas familiarizadas com o projeto disseram ao WSJ. “Esse definitivamente não era um projeto popular.  O mecanismo de busca deve procurar por itens relevantes, não por itens mais lucrativos,” disse uma das fontes, segundo o jornal.

A Amazon disse que há muitos anos foca na lucratividade “de longo prazo” e analisa o impacto dela ao implantar um algoritmo. “Não alteramos os critérios que usamos para classificar os resultados da pesquisa para incluir lucratividade”, um porta-voz da empresa disse ao WSJ

A Amazon não quis falar por que os engenheiros da A9 consideraram a ênfase na lucratividade uma mudança significativa no algoritmo, e se recusou a discutir o funcionamento interno do algoritmo ou as discussões internas sobre o assunto.