A Anheuser-Busch InBev (ABI) anunciou hoje Ricardo Tadeu como seu chief growth officer, uma nova super vice-presidência responsável por marketing, vendas, canais B2B e estratégias direct-to-consumer (DTC).

A empresa disse que o novo alinhamento comercial foi desenhado “para acelerar a próxima fase de inovação e crescimento da companhia,” mas fontes próximas à ABI dizem que a nova posição também foi desenhada sob medida para reter Tadeu, que era um dos prováveis sucessores de Carlos Brito antes da escolha de Michel Doukeris como CEO.

12036 822355a1 f5b7 915b e701 6963bd9e0c04Tadeu – que tem 46 anos e está há 26 na companhia – já ocupou os cargos de chief sales officer, presidente das BUs do México e da África, e até a nomeação de hoje liderava todos os negócios B2B da companhia.

“Esta nova estrutura é um passo crítico para entregar nossa estratégia e transformar nossos negócios,” Michel disse no comunicado ao mercado. “A experiência incomparável do Ricardo em transformação digital focada no cliente e no consumidor, combinada com sua ampla experiência comercial, nos permitirá atender ao momento e acelerar o crescimento em nosso negócio principal e continuar a desbloquear novas oportunidades de negócios lucrativas.”

Tadeu é o principal autor da transformação digital da companhia. Foi ele quem liderou a criação do BEES, o marketplace global que permite a bares e restaurantes comprar mais do que cerveja da ABI.

Vão se reportar a Tadeu:

Lucas Herscovici, um ex-chief sales officer, que agora será o chief D2C officer.

Nick Caton, o ex-CFO da unidade Anheuser-Busch, vai substituir Tadeu como chief BEES officer e se juntar ao time de liderança sênior (conhecido internamente pela sigla SLT).

Marcel Marcondes, mais recentemente o presidente da Beyond Beer e ex-CMO da Anheuser-Busch, será o novo CMO da ABI e também passa a fazer parte do SLT. Marcondes substitui Pedro Earp, que está deixando a companhia.

Pablo Panizza, ex-chief D2C officer, vai transicionar para um novo papel como global head of sales & distribution.

Bernardo Novick, o chefe global da ZX Ventures, passará a se reportar a Tadeu na nova estrutura.