A Anheuser-Busch InBev acaba de anunciar que desistiu do IPO de sua subsidiária asiática, uma transação importante para facilitar a desalavancagem da empresa, que deve cerca de US$ 100 bilhões.

Citando as famosas “condições de mercado”, a InBev disse que vai “avaliar continuamente as opções para gerar valor aos acionistas, otimizar o negócio e gerar crescimento de longo prazo, dentro de uma rígida disciplina financeira.” 

As ações da BUD caíram quase 5% quando a notícia foi publicada, mas recuperaram um pouco das perdas em seguida.

A unidade da Ásia, chamada de Budweiser APAC, comercializa as marcas da InBev na China, Austrália, Coréia do Sul e Vietnã.

A demanda foi limitada pelo valuation ambicioso que a InBev estava buscando e pela ausência de investidores que ancorassem a oferta. A empresa queria levantar perto de US$ 10 bilhões no IPO bem como ganhar uma moeda para mais aquisições na região. 

Mas os investidores sentiram cheiro de sangue na água.  Como comentou um analista da Bloomberg, a InBev precisava mais de vender do que os investidores de comprar.

“Dado que a redução da dívida era o objetivo chave do spinoff, é natural que ela não queira vender a unidade com um valuation barato”, disse ao The Wall Street Journal um gestor de hedge fund que havia subscrito a oferta.

 

Apesar da má notícia de hoje, o CEO Carlos Brito tem dito que entregará a meta de desalavancagem deste ano mesmo sem esse IPO.

JP Morgan e Morgan Stanley estavam liderando a oferta.