Inteligência digital é a capacidade de compreender os impactos que as tecnologias emergentes terão sobre o sucesso de um negócio e tomar decisões estratégicas assertivas com base nisso. E por mais que esse tema seja bastante explorado nos últimos anos, lideranças sênior que realmente sabem lidar com o poder exponencial do digital ainda são raras. 

Um estudo feito pelo MIT, que entrevistou membros do C-level de 1.984 empresas ao redor do mundo, indicou que apenas 17% deles são digitalmente hábeis. O mesmo estudo descobriu que menos de um em cada quatro CEOs (e cerca de um em cada oito CFOs) tinham inteligência digital suficiente. E para espanto geral, apenas 47% dos CTOs possuem essa inteligência digital, pois tinham sua atenção mais voltada à infraestrutura de TI do que para como criar valor a partir das tecnologias digitais. 

Fato é que a demanda por conhecimento digital cresceu muito mais rápido do que o seu preparo e esse letramento não está acontecendo como deveria. Em um mundo com mudanças cada vez mais aceleradas é crucial que os executivos seniores tenham esse conhecimento para o sucesso da transformação continua de suas empresas.

Isso não é delegável.

O reforço da inteligência digital dos líderesseniores tornou-se uma das mais valiosas alavancas de transformação para a maioria das empresas e um investimento com alto retorno num futuro. O mesmo estudo do MIT indicou que a medida que a porcentagem do conhecimento digital aumenta, sobe a margem líquida e a receita. Para cada 10% de aumento na inteligência digital das equipes C-level, há um aumento de 0,4 pontos percentuais (pp) na lucratividade e um aumento de 0,7 pp no crescimento da receita, em comparação com a média do setor. 

Isso se dá porque um C-Level com inteligência digital demonstra uma  capacidade mais apurada de identificar oportunidades e inovar constantemente por meio da promoção de uma cultura de agilidade e aprendizado continuo, exercendo uma liderança menos controladora e mais inclusiva. 

E uma vez que um C-Level coloca sua Inteligência digital em prática, um ciclo virtuoso de transformação se inicia, contaminando positivamente toda a organização dali para baixo.

Mas como acelerar a construção dessa Inteligência Digital do C-Level?

Sabemos que a maioria dos líderes não “nasce” digital e portanto adquire essa fluência por meio de uma combinação de conhecimento inspirador e vivências práticas. Nós da StartSe acreditamos ter uma boa fórmula para acelerar isso!

A StartSe possui um portfolio de Programas Executivos internacionais que acontecem direto de nosso Hubs, localizados nos locais mais quentes da inovação e transformação digital do mundo: Silicon Valley, China, Israel, Portugal e Miami.

Essas imersões internacionais são experiências transformadoras, onde o C-Level de sua empresa passará 5 dias dedicados à construção de vasto repertório tecnológico, revisão profunda de seus modelos de negócio e de gestão, aprendendo e conectando-se com as empresas mais inovadoras da Nova Economia. Tudo isso “bebendo conhecimento direto da fonte” onde acontecem as maiores transformações do mundo hoje. 

Uma coisa é ler sobre o que está acontecendo no mundo, outra bem diferente é ver aquilo de perto. Nossas imersões internacionais são vivências que criam impactos profundos e aceleram de forma exponencial a transformação. Mais de 5.000 executivos de todo o Brasil já passaram por alguma de nossas imersões e adquiriram mais do que somente a inteligência digital, mas sim transformaram seus modelos mentais de forma definitiva.

Todo investimento em Programas de Treinamento executivo tradicionais não foram suficientes para preparar sua Liderança Senior para o próximo nível. O que ela precisa agora é de uma Experiência educacional de Impacto que seja realmente profunda e transformadora. 

Se você quiser conhecer mais sobre pacotes promocionais e turmas exclusivas corporativas para nossas imersões internacionais, basta acessar aqui e nossa equipe especializada entrará em contato. 

As Fronteiras estão abertas e a StartSe está pronta para te receber e acelerar sua transformação.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir