Depois de ter perdido a Netshoes para o Magazine Luiza, a Centauro foi para o contra ataque.

A rede anunciou uma parceria para oferecer seus produtos na Americanas.com, disponibilizando parte de seu sortimento numa espécie de store-in-store dentro da plataforma da B2W e ganhando acesso aos mais de 15 milhões de clientes ativos da Americanas.com. 

A própria Centauro será responsável por toda a experiência de compra no site, além da logística e do estoque dos produtos, e vai garantir as facilidades que marcam sua experiência omnichannel como o ‘clique e retire’ e entrega rápida a partir dos estoques das lojas. 

“O online é um canal prioritário e estamos sempre pensando em alternativas de como crescer”, o CEO da Centauro, Pedro Zemel, disse ao Brazil Journal. “Fizemos isso via multicanalidade, exploramos a tentativa de compra da Netshoes e agora temos essa parceria para ganhar tração no ecommerce.”

As ações da Centauro abriram o pregão subindo 4%, mas, por volta das 11h30 operavam em alta de 1,7%. O papel sobe 120% desde o IPO em abril.

Enquanto a Centauro ganha exposição a uma ferramenta poderosa de tráfego, a B2W ganha acesso a marcas como Nike e Adidas — que, por uma questão de posicionamento, são refratárias a exposição em lojas e sites generalistas. (Alguns sites vendem os produtos das marcas mas o fazem via terceiros, sem relacionamento direto com as fabricantes).

A própria B2W chegou a avaliar a compra da Netshoes, mas saiu da disputa antes de Centauro e do Magalu.

Na Centauro, algumas linhas mais específicas e de maior valor agregado de diversas marcas continuarão exclusivas das lojas físicas e do site próprio e estão fora da cobertura da parceria. 

Para garantir a experiência de compra, toda a estrutura é separada: se o cliente comprar um eletrodoméstico na Americanas.com e quiser levar um tênis da Centauro, precisa fazer duas compras.

Ainda que a aquisição da Netshoes pela Magalu permita uma relação mais simbiótica entre as duas marcas, o negócio da Centauro com a B2W vem num momento em que a integração dos negócios dos concorrentes ainda não está completa. 

Quando a plataforma da Netshoes é acessada pelo ícone disponível no aplicativo do Magazine Luiza, por exemplo, o sortimento de produtos da Nike ainda não está disponível – ainda que a marcas seja vendida pelo site e app da Netshoes.

No segundo trimestre, o canal online representava 19% das vendas da Centauro — e pouco mais de metade disso vinha das compras omnichannel, em que o cliente retira na loja ou o produto é despachado a partir de estoques de lojas próximas e não do centro de distribuição.

As empresas não divulgam as condições econômicas do negócio, mas o BTG Pactual estima que a B2W deve cobrar da Centauro uma taxa de 10% a 11% por transação (com um desconto em relação ao take rate cobrado de players com menos poder de barganha, que gira em torno de 16%).