A jornada de crédito tem sido um dos principais motores do crescimento do Inter nos últimos anos. 

A companhia expandiu sua carteira de crédito a um ritmo três vezes superior ao do mercado, no terceiro trimestre de 2025, resultado direto da combinação entre inovação, experiência digital e o modelo ‘Inter by Design’, que alia distribuição escalável, baixo custo e produtos lastreados por garantias.

Segundo o banco, esse avanço é sustentado por critérios rigorosos de análise de crédito e sistemas cada vez mais sofisticados de recuperação, que permitiram acelerar o crescimento da carteira mantendo níveis estáveis de inadimplência, mesmo em cenários macroeconômicos adversos. 

O controle de risco reforça a solidez de uma estratégia orientada por dados e posiciona o Inter de forma diferenciada para atravessar todos os ciclos de crédito com performance superior.

Desde o lançamento da conta digital, em 2015, o ecossistema do Inter vem entregando crescimento sustentável e geração de valor para os clientes, com disciplina e rentabilidade. 

De acordo com o Inter, o amadurecimento do Super App amplia ainda mais as oportunidades para continuar crescendo a carteira de crédito acima da média do mercado.

A Inteligência Artificial é a base dessa jornada. 

O Inter vive um momento de transformação na modelagem de crédito, com ganhos relevantes de velocidade, qualidade e assertividade na obtenção e análise de dados. 

Esse foi o foco central no último ano e seguirá como prioridade, segundo o Inter, garantindo modelos cada vez mais precisos e alinhados às necessidades dos clientes.

Meu Credito 2

Com o maior portfólio de crédito entre os digitais, que inclui consignado privado, cartão de crédito, financiamento imobiliário, home equity, além de soluções para pessoas físicas e jurídicas, o Inter vem se preparando para crescer mesmo em cenários desafiadores. 

Produtos mais resilientes ajudam a equilibrar riscos e oportunidades. 

Um exemplo é o consignado privado, também totalmente alinhado ao ‘Inter by Design’, que alcançou R$ 1,3 bilhão em carteira no terceiro trimestre do ano passado em apenas seis meses após o lançamento, demonstrando a capacidade do Inter de capturar market share em segmentos estratégicos por meio de uma oferta 100% digital.

Toda essa evolução só é possível graças ao avanço da jornada do cliente dentro do Super App, que, mais recentemente, culminou no lançamento do Meu Crédito. 

Segundo Mauro Rangel, diretor de crédito e recuperação do Inter, a funcionalidade materializa a experiência completa de crédito em um único ambiente, transformando um processo antes complexo em algo simples, claro e acessível.

“O Meu Crédito nasce para ajudar o brasileiro a entender e conquistar crédito com mais clareza e controle, unindo inovação, transparência e apoio prático,” disse Rangel. 

“Democratizar o crédito também passa por dar acesso ao conhecimento, e esse é um compromisso do Inter. Queremos estar ao lado dos nossos clientes não apenas concedendo crédito, mas ensinando como usá-lo e evoluir.”

No Meu Crédito, o cliente encontra análise personalizada, orientações práticas, atualização de renda e informações sobre score, tudo integrado em uma experiência educativa. 

Ao longo do tempo, novas funcionalidades serão incorporadas, incluindo uma visão mais ampla da situação do cliente no mercado e caminhos para regularização de dívidas com outras instituições.

A iniciativa responde a um desafio estrutural do país. A pesquisa “Acrobacia Financeira”, realizada pela Consumoteca, a pedido do Inter, revela que o brasileiro ainda tem pouca clareza sobre como o crédito funciona. 

Nesse contexto, o Meu Crédito surge como uma solução concreta, que orienta com transparência e mostra, de forma prática, o que fazer para evoluir na jornada financeira. Atualmente, o Inter conta com mais de 100 mil acessos únicos por dia no Meu Crédito. 

Rangel explica que , se antes os dados de crédito eram difíceis de entender, hoje o Inter entrega informação, orientação e autonomia ao cliente, mostrando seu score, explicando como melhorá-lo e indicando caminhos reais para acessar o crédito de forma consciente. 

A evolução contínua dos modelos e da experiência reforça o compromisso da companhia de construir, junto com o cliente, uma jornada de crédito mais inteligente, responsável e sustentável.

Entenda mais sobre a estratégia de crédito do Inter:

 

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir