Os agentes de inteligência artificial estão revolucionando os negócios das empresas – e há muita gente que ainda não sabe do que se trata.

Ao contrário das tradicionais ferramentas de chatbot que usam large language models, os agentes de IA não estão ali apenas para tirar nossas dúvidas ou ajudar em tarefas cotidianas. Eles estão ali para resolver problemas mais profundos.

“Os agentes de IA são os novos trabalhadores digitais, ou seja, são os novos membros da empresa. Eles entendem o contexto, quem são as pessoas com quem estão conversando,” disse Gabriel Dornella, diretor de engenharia de soluções da Salesforce no Brasil.

Resumidamente: o agente nasce dentro da empresa e se torna um dos maiores conhecedores dos processos (e problemas) internos. Não por acaso, essa é uma das maiores apostas da Salesforce no Brasil e no mundo.

Segundo Gabriel, a Salesforce pensou em todo o ciclo de vida de um agente para otimizar os resultados e permitir que as próprias empresas façam uma série de testes para monitorar a efetividade da tecnologia.

A peça-chave dessa investida da Salesforce é o motor de raciocínio híbrido do Agentforce.

Segundo o executivo, quando o Agentforce recebe uma mensagem, o motor de raciocínio interpreta a intenção do usuário e a contextualiza imediatamente com dados estruturados e não-estruturados. Em vez de se limitar a gerar texto, este motor avalia a situação para construir um plano lógico, selecionando e executando de forma autônoma as ferramentas de negócios adequadas  – tais como buscar informações, atualizar registros ou iniciar fluxos de trabalho. O passo seguinte da engine é refinar ações até que a solicitação seja resolvida com precisão.

Gabriel explica que isso significa o fim de um mundo de automação simples, onde a tecnologia precisava seguir uma série de regras, para outro em que o agente consegue pensar em soluções por si só – mas sempre com a chancela de um humano.

“O motor de raciocínio do Agentforce planeja as ações antes de executá-las – e aí, ele vai trabalhando sozinho até chegar à melhor resposta para o cliente”, disse.

Mesmo assim, ainda há muitas dúvidas sobre como funcionam esses agentes. Por isso, a Salesforce fez um guia de perguntas e respostas a respeito dessa tecnologia.

Você pode vê-lo no vídeo acima.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir