Um conteúdo

A QI Tech – líder em infraestrutura para serviços financeiros e maior administradora e custodiante de FIDCs do País – acaba de ter seu rating elevado pela Fitch Ratings para ‘AA-(bra)’ no longo prazo, com perspectiva positiva.
Segundo relatório da agência, a elevação reflete o ganho de escala, a maior diversificação de receitas e a manutenção de um perfil financeiro robusto. A perspectiva positiva indica a expectativa de que a QI Tech continue ampliando sua base de clientes e receitas, consolidando sua posição entre as instituições financeiras e sendo a única instituição BaaS que se encontra dentro da família do AA mais bem avaliada do País.
“Esse reconhecimento da Fitch reforça nossa visão de construir uma infraestrutura financeira sólida, confiável e preparada para suportar o crescimento acelerado dos nossos clientes. Segurança e resiliência sempre foram prioridades para a QI Tech, e o selo AA demonstra que seguimos no caminho certo,” disse Pedro Mac Dowell, CEO da QI Tech.
Com mais de 400 clientes ativos, a QI Tech se consolidou como único unicórnio brasileiro desde 2024 e tem como missão viabilizar, com tecnologia proprietária, mentalidade IA-first, segurança e compliance, o futuro dos serviços financeiros do Brasil.
A fintech oferece infraestrutura completa para Banking as a Service, Lending as a Service, Risk Solutions e sua própria DTVM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários).
A Fitch ressalta ainda o baixo risco de crédito das operações, que permanecem em balanço por curtos períodos e são majoritariamente cedidas a terceiros, além da elevada qualidade dos ativos, com 56% compostos por títulos públicos.
Outro ponto de destaque é a capitalização e liquidez do grupo, com índice de capital principal de 63% em junho de 2025, muito acima dos requerimentos regulatórios, e caixa próprio de R$ 411 milhões, complementado por linhas de contingência junto a bancos de primeira linha.